06012b3c2b5c4c8f69968dfeea5cf149.jpg Secretaria de Estado da Fazenda divulga calendário do IPVA para 2026

09cd30a840304b9b8cea0d864cc31375.jpg MPSC e Justiça Federal firmam convênio pioneiro para atendimento integral às vítimas de crimes

fc3a1e28fcee454a0c323ba5861a80a0.jpg Willian Quadros Medeiros repercute nomeação ao cargo de desembargador

7f1355fca6f859818a53071e0278a72d.jpg Escrito por Rafael Machado, “Ordem e Progresso” já pode ser adquirido online

5649b51da6a26e31a5a3d3d533916123.jpg Cerimônia Mulher que Inspira reúne lideranças femininas em noite histórica na Câmara Municipal

d3f12cb8e9fb4c9b690e1931adc98df4.jpeg Campanha de Natal da Pastoral Povo da Rua mobiliza Palhoça

34fe1b6e25826284cf7eba28f53487df.jpg Passeio Pedra Branca recebe Papai Noel, teatro musical, oficinas criativas e feira de artesanato

2cfdfe9d21bb5bb74644dc02a222af32.jpeg Escritora de Palhoça anuncia lançamento de livro durante evento na Pinheira

3e9063a8eecdcf2728ee53204073647d.jpeg “Estrelas nos jardins do tempo” encerra ciclo de lançamentos neste sábado (20)

b531c58e17a381081b3bdb69f159c471.png Antologia que reúne autores de três países será lançada em Palhoça

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Ifsc: equipe cria jogo de tabuleiro inovador

Acessível em Libras, jogo resgata a cultura açoriana da Enseada de Brito

06371e57d6a8018dd78ce587a87c2571.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Uma equipe multidisciplinar, formada por professores e acadêmicos dos cursos superiores de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português) e Tecnologia em Produção Multimídia, do Ifsc Palhoça Bilíngue, desenvolveu um jogo de tabuleiro em que o objetivo é disseminar as histórias da localidade de Enseada de Brito, bairro onde se localiza a Casa da Cultura Açoriana de Palhoça, com a qual o campus desenvolve vários projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão.

A ideia surgiu no segundo semestre de 2019, quando uma turma do curso de Pedagogia Bilíngue foi desafiada a criar um trabalho prático que envolvesse os saberes de várias disciplinas, como Geografia e História, com foco nos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O primeiro passo foi fazer uma visita para conhecer a Casa da Cultura. De lá em diante, a proposta inicial, das acadêmicas Jaqueline Costa, Yasmin Cardoso e Gilcéia Araújo, foi sendo aprimorada. “A Enseada de Brito é um espaço muito rico para o desenvolvimento de diversas atividades educacionais. Lá podem ser realizadas visitas de campo, projetos fotográficos, audiovisuais, didático-pedagógicos e culturais”, destacou a professora de Geografia Edimara Lúcia Rupolo, que é uma das coordenadoras do projeto.

A pesquisa de conteúdo para embasamento do jogo teve como fonte a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as legislações vigentes. Segundo a professora, “o protótipo do jogo demonstrou potencial de criação e inovação”. Foi então que o projeto entrou em sua segunda etapa: o contanto com a colaboração de uma equipe do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia.

Nessa segunda fase, coordenada pela professora de Multimídia e Comunicação Visual Renata da Silva Krusser e pela professora de Desenho e Animação Daniela Estaregue Alves, os alunos da disciplina de Produção Multimídia Bilíngue Anne Priscila Borowski, Israel Félix e Moisés Nunis de Azevedo criaram o projeto gráfico do jogo e revisaram sua jogabilidade. Foi nessa ocasião que o projeto recebeu o nome de Explorer. “Nossas referências foram jogos e filmes de exploração e aventura. Queríamos trazer uma experiência de imersão, para que ele não parecesse só mais um jogo educativo. Ficamos em dúvida entre dois nomes, aí fizemos uma pesquisa informal com crianças da mesma faixa etária do jogo, para saber qual era o nome que elas consideravam mais legal, e o Explorer ganhou”, relembrou Anne.

A versão física do jogo foi entregue no dia 30 de setembro à coordenadora da Casa da Cultura, Mary Lucia Silveira, pela professora Edimara e pela acadêmica Yasmin, representando os demais membros da equipe. Também está em fase de desenvolvimento uma versão digital, que apresenta todo o conteúdo na Língua Brasileira de Sinais (Libras), já que a versão impressa está na língua portuguesa. Sendo assim, estando o jogador de posse do tabuleiro, ele poderá acessar com seu celular, via QR Code, disponível na caixinha das cartas, um site que mostrará todas as informações do jogo em Libras. A equipe de tradutores e intérpretes do campus que está atuando nessa fase do projeto é formada por Jéssika da Silva Garcia, Rayssa Paris e Cristiane Fátima Pereira.

“A cultura açoriana está se tornando esquecida, e a gente sabe que um povo sem cultura é um povo sem identidade. Então, esse trabalho é muito importante para que ela não se torne esquecida. E o mais importante ainda é que o jogo está acessível na língua de sinais, e isso me deixa muito feliz. Eu sei que tem muito pouco material da cultura açoriana em Libras”, comentou Mary.

Segundo a coordenadora, o jogo será mostrado a todos os visitantes da Casa da Cultura, principalmente aos estudantes. Ela mencionou ainda a intenção de, no futuro, ampliar o escopo do projeto: “Pretendemos ainda fazer uma parceria com a Secretaria de Educação de Palhoça para, junto com o Ifsc, produzir o jogo e doar para as escolas”.

Em breve, o jogo estará disponível no site do campus para download. A professora Daniela destaca ainda que “em razão do distanciamento social ocasionado pela pandemia, não foi possível fazer os testes de jogabilidade. Por isso, sugestões e contribuições para o aprimoramento do trabalho são bem-vindas”.

 

Mais detalhes sobre o “Explorer”

Objetivo: dar a volta na praça explorando os lugares e descobrindo as histórias da Enseada de Brito.

Participantes: grupos de 4 ou 5 participantes. Um participante é o juiz e lê as cartas, mas não joga. As cartas são lidas uma única vez, os jogadores não podem rever o que diz as cartas.

Início: posicione a rosa dos ventos. Saindo da Casa da Cultura vá para o sul.

Regras: saindo da Casa da Cultura, jogue o dado e siga o número de ladrilhos. Veja a carta que corresponde ao número do ladrilho. Se encontrar dicas, preste bem atenção. Se encontrar uma pergunta, precisa acertar a resposta. Se errar, volte 6 ladrilhos (se, ao voltar, cair em outra pergunta, é preciso acertar a resposta para permanecer ali; se não acertar, volta mais 6 ladrilhos). Vence a equipe que completar a volta completa na praça primeiro.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!
 



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg