dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

Vestibular de Medicina da UniSul: professor dá dicas de como se preparar para a prova

Marcelo Miranda, diretor pedagógico e professor do Fleming nas escolas de SC, destaca conteúdos estratégicos por disciplina para a prova, dia 13, em Palhoça e Tubarão

0ef095e9f6d0ba57e48895847cfb8b22.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

 

Falta pouco para o vestibular de Medicina da UniSul, cujo curso é integrante da Inspirali, melhor ecossistema nacional de educação médica. A prova será no dia 13 de outubro. Segundo o professor Marcelo Miranda, diretor pedagógico e professor do pré-vestibular Fleming Medicina em Santa Catarina, ainda há tempo para revisar conteúdos estratégicos nessa reta final.

Segundo o professor, a prova da UniSul é organizada pela Vunesp e dispõe de 40 questões objetivas, 8 questões discursivas de Biologia e Química, além de uma redação. Para ajudar os candidatos, o professor preparou as principais dicas para cada disciplina. Confira:

Matemática

A prova de Matemática é conhecida por sua dificuldade. De acordo com o professor Marcelo, “é normal que o nível de exigência surpreenda, mas o importante é manter a calma”. Ele explica que, caso o candidato encontre problemas nessa área, pode compensar nas outras disciplinas. Entre os temas mais frequentes estão Funções, Geometria, Sequências Numéricas, Análise Combinatória e Probabilidade, Conjuntos, Polinômios e Trigonometria. “Dedique-se bastante a esses tópicos, pois são recorrentes nas provas da Vunesp”, aconselha o professor.

História

Na prova de História, os temas clássicos dominam. “A Vunesp tende a cobrar bastante Grécia, Roma, Idade Média, Grandes Navegações e as Guerras Mundiais”, destaca o professor Marcelo. Além disso, o Brasil Império, com foco no Primeiro e Segundo Reinado, período Regencial, e na República Velha, também é uma constante. “O candidato deve estar atento às questões que pedem uma análise contextual, pois essas requerem mais do que apenas memorização de fatos”, reforça.

Geografia

Para Geografia, a prova costuma misturar temas locais com aspectos geopolíticos globais. Segundo o professor Marcelo, “é essencial que o candidato conheça bem a geografia de Santa Catarina, pois a Vunesp faz relações com temáticas atuais, principalmente abordagens geopolíticas”. Além disso, ele sugere atenção especial às questões interpretativas: “Elas exigem uma análise cuidadosa das relações espaciais e das temáticas atuais”.

Física

A prova de Física tem um foco claro em Mecânica e Eletricidade. “As Leis de Newton, energia mecânica e movimentos são praticamente garantidos na prova”, comenta o professor Marcelo. Ele também ressalta que o estudo de circuitos elétricos e pressão no campo da hidrostática são temas recorrentes. “Na área de Eletromagnetismo, questões sobre fluxo magnético costumam aparecer, então vale a pena se dedicar a esse assunto”.

Língua Portuguesa e Literatura

Para Língua Portuguesa, a banca costuma focar tanto em gramática quanto em interpretação de texto. “O candidato deve estar preparado para três ou quatro questões de adequação à norma culta, principalmente verbos, pontuação, regência, concordância, pronomes pessoais e relativos, uniformidade de tratamento, uso adequado do acento indicador de crase”, explica o professor Marcelo. Ele também sugere que o estudante pratique bastante a interpretação textual, pois é uma parte significativa da prova. Em Literatura, ressalta a importância das escolas literárias e da literatura africana e indígena. “Esses temas têm ganhado destaque nos últimos anos e podem ser uma surpresa para quem não se preparar adequadamente”, afirma.

Biologia

Biologia é uma das disciplinas mais exigentes, com questões discursivas e peso 4 na nota final. O professor Marcelo recomenda estar atualizado sobre as últimas descobertas e avanços científicos na área, principalmente nas áreas de biologia celular, genética e biotecnologia. “Além disso, as doenças infecciosas, principalmente as viroses e protozooses, são sempre frequentes”, comenta. Ele também recomenda que os candidatos pratiquem bastante a interpretação de gráficos, tabelas e figuras. “Essas habilidades são fundamentais para ter um bom desempenho na prova discursiva”, completa.

Química

A prova de Química, assim como Biologia, tem questões discursivas com peso 4. Marcelo destaca que o foco está em conteúdos que envolvem cálculos matemáticos, como, por exemplo, nos conteúdos de cálculos estequiométricos, pH e eletroquímica. “Além disso, temas relacionados ao meio ambiente, como química ambiental e compostos orgânicos e inorgânicos, principalmente suas ações no corpo humano, são bem recorrentes”, explica. O professor aconselha que os candidatos pratiquem bastante esses tópicos para garantir um bom resultado. “Se prepare para fazer cálculos e entender como a química se relaciona com o dia a dia, isso pode ser um diferencial na prova”, conclui.

Com essas dicas e tentando manter a tranquilidade, os candidatos ao vestibular de Medicina da UniSul podem direcionar seus estudos e garantir um melhor desempenho. Lembres-se: a prova acontece no dia 13 de outubro, das 13h às 18h, nos campi Pedra Branca, em Palhoça, e Tubarão. A partir de 4 de outubro, é possível confirmar o local na área do candidato no site www.vunesp.com.br. 

No dia prova, não se esqueça de levar documento oficial original e com foto atualizada, lápis preto, borracha e caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta.

Sobre a UniSul


A UniSul, que faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, está completando 60 anos de história em 2024. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e nota 4 no Índice Geral de Cursos, índice que indica excelência no ensino. Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação, 90 especializações. Também conta com cinco cursos de mestrado e quatro de doutorado, todos com conceitos 4 ou 5 na CAPES. Além, de diversos cursos livres via plataforma OneLearning. A UniSul contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A universidade é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social, contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes.  

 

Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 15 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA), Brumado (BA) e Tucuruí (PA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg