Covid-19: mais de 2 mil atendimentos telefônicos

Sala de Atendimento do Cidadão organizada pela Secretaria de Saúde tem orientado os palhocenses

c36b3542b7193261522460859a945692.png Foto: REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Palhoça está monitorando, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a situação de saúde dos munícipes e os atendimentos realizados pela Sala de Atendimento ao Cidadão, uma das medidas criadas pela administração municipal para fornecer esclarecimentos profissionais sobre os principais sintomas da Covid-19 e minimizar a exposição do cidadão ao novo coronavírus nas unidades básicas de saúde. 

A central de atendimento telefônico conta com 50 atendentes que realizam a triagem dos sintomas por telefone e orientam ao distanciamento social, isolamento domiciliar e quarentena ou encaminham à unidade básica de saúde para atendimento médico. Posteriormente, 28 estudantes de Medicina, que estão atuando na Prefeitura, fazem contato com os pacientes que foram atendidos nos postos de saúde, como orientação da central telefônica, para acompanhar o desenvolvimento de cada quadro clínico.

A central telefônica também conta com psicólogos, que dão a atenção que o cidadão precisa pra enfrentar a quarentena com estabilidade emocional.

Em funcionamento desde o dia 16 de março, a Sala de Atendimento já atendeu 2.336 ligações com dúvidas sobre o novo coronavírus e preencheu mais de 773 formulários onde são registrados, também, dados básicos de saúde e características para que a Secretaria de Saúde identifique possíveis casos suspeitos do novo coronavirus.

A central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, pelo telefone 3220-0290.



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