ebb0a7a15c2eaa8f5a8f2d13947e468e.jpeg Universalização da água tratada avança no sul de Palhoça com lançamento oficial na Ponta do Papagaio

d9747fd8c5c4a5c8362d6eb132b5cd46.jpeg Polícia Militar apreende cerca de 157 quilos de maconha no Pachecos

77cd3702dd09ad983389a82ab70e7366.jpeg Ônibus Lilás realiza atividades gratuitas em Palhoça nesta segunda-feira (1)

d74ed896b68b44084a1db4bbef322122.jpeg Bombeiros resgatam vítima de queda na área da cachoeira do Jarrão

59a5869738e27cfd5bd0caab918ad64f.jpeg Oficinas sobre ritmos afro-brasileiros acontecem neste mês na Praia da Pinheira

5eecf64bc39a8005d85e0e8c59532127.jpeg Espetáculo teatral celebra memória e identidade cultural da Guarda do Embaú

9fc72c04b43afd434ddad3b5a655642e.jpeg Alunos de Palhoça lançam livro sobre patrimônio e identidade local

adf838a29e3d2a27baa7399dbf021ecb.jpeg Abertura oficial do Natal encanta o público na Praça 7 de Setembro

55dff87fc20c8eb76c7f4f74ad2618d9.jpg Natal, música e colecionismo: eventos retornam ao Shopping ViaCatarina após reabertura

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

Covid-19: Prefeitura “contrata” assistente virtual

A partir de uma plataforma totalmente online, acessível por celular, tablet ou computador, moradores da cidade poderão tirar dúvidas sobre o coronavírus

2c25debfae8407fc536bed833fe7f360.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Tem dúvidas sobre a Covid-19? Fale com a Laura, a assistente virtual que a Prefeitura de Palhoça “contratou” para auxiliar os palhocenses. O sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela startup Laura, de Curitiba, foi disponibilizado para a Prefeitura por meio de uma parceria com a Unimed Grande Florianópolis.

A partir de uma plataforma totalmente online, acessível por celular, tablet ou computador, moradores da cidade poderão tirar dúvidas sobre o coronavírus e passar por uma triagem virtual inteligente, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.

O serviço também permite prever com antecipação a demanda por Covid-19 e os testes a serem realizados, de modo a identificar quantos e quais pacientes vão precisar de atendimento e se há sinais de gravidade nas informações relatadas.
Todos os dados inseridos no sistema serão de propriedade dos municípios, permitindo aos gestores, pelas informações obtidas, trabalhar com planejamento e otimização de recursos, enquanto a população é atendida de forma segura, sem sair de casa.


Como funciona
Ao acessar o site assistentevirtual.palhoca.sc.gov.br, os moradores serão atendidos pelo sistema de inteligência artificial e responderão a um questionário para a triagem de casos.

No canto inferior direito do site, o usuário encontra uma caixa de diálogo com a frase: “Perguntas sobre o coronavírus?”. É ali que o cidadão poderá falar com a Laura. Ele pode optar por tirar dúvidas ou informar sintomas. Durante o processo de triagem, o usuário é convidado a preencher um formulário com dados pessoais e com a descrição de sintomas, e também pode informar se pertence a algum grupo de risco ou se possui alguma comorbidade, por exemplo. Após o preenchimento das informações, a assistente faz recomendações, de acordo com os dados informados, e avalia o risco de doença pelo novo coronavírus.

Os moradores identificados com sintomas da Covid-19 (a identificação é feita com artifícios da tecnologia cognitiva e processamento de linguagem natural) serão encaminhados às unidades de atendimento do município. Na outra ponta, a equipe que faz a gestão dos casos conseguirá mapear, por uma plataforma de previsão, os pacientes monitorados, a evolução de cada quadro e quais precisarão receber atendimento com prioridade.

Para as situações classificadas como “não críticas”, o morador receberá mensagem, via WhatsApp, com orientações de prevenção e acompanhamento do quadro de saúde pelos 14 dias seguintes, até ser descartada a infecção pelo coronavírus ou identificada a necessidade de atendimento médico.


Outras ações

O site que hospeda a assistente virtual também traz outras opções de interação.
Painel de Casos de Covid-19 - Criado pela Prefeitura de Palhoça, disponibiliza informações sobre os casos confirmados, ativos e recuperados, classificados por bairro e faixa etária, além de outros dados.
Guia do Isolamento Social – Contém informações para auxiliar o paciente diagnosticado com a Covid-19 a evitar a propagação do vírus no ambiente domiciliar.
Mapa do Risco Potencial da Covid-19 – O mapa foi desenvolvido pelo Governo do Estado para monitorar a situação da doença nas 16 regiões de Santa Catarina e propor ações para conter a disseminação da Covid-19, de forma conjunta.
Formulário de Investigação de Casos Positivos – O formulário é voltado para pacientes que realizaram o teste PCR e tiveram resultado positivo. Cada paciente será orientado via WhatsApp, e depois, direcionado para o formulário no site (a intenção é dar autenticidade à mensagem, confirmando que é a Prefeitura que está solicitando as informações).

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg