596ac68a06eb0debd7bd42abcaa3dbb7.jpg Eduardo Freccia revela expectativas para novo mandato e relembra emoções da campanha

da9452912847bbb31a63399adec5ddc8.jpg PH elege representantes: Acip pronta para colaborar pelo desenvolvimento

0d3d7c1672db16c117f7adfdfcb05519.jpeg Escola estuda organização pública e realiza eleições com alunos e professores

51018cad21cdedd93f954a67d51cbd16.jpeg Instituições realizam eventos em prol da campanha Outubro Rosa

b2320d88736ec98fd53a8b6f1ee9bc13.jpeg Dia das Crianças com Vila do Meu Boizinho no Meu Bairro, no Passeio Pedra Branca

f9b4dd3420df45a8d9068d67ed11eb1c.jpeg Corpo de Bombeiros organiza ação gratuita para o Dia das Crianças

7365f6f6ffcb68998429a67571742340.jpeg Inscrições abertas para o workshop "Um Olhar e Um Celular"

e75aa826e027e1ed8ba397c668b60481.jpeg Festival Artes em Movimento do ViaCatarina terá 1.500 participantes

ce88d3972bff68a114049524a64dc586.jpeg Mesmo após imprevisto, Ricardo Martins segue nas provas do Rally dos Sertões 2024

e8099a42cd699cce052d9410aba76e49.jpeg ViaCatarina ajuda pai de judoca a custear viagem ao Rio de Janeiro

b6dbf37ac86c979b1e0077246cdcaee7.jpg Rodrigo Rocha é o goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol 7

f1d7d8f63c4f77b072a4805b3f0e845b.jpeg Jovens palhocenses ganham medalhas em competição de jiu-jitsu na Capital

fd67d75723bfe78bda89f51eaf466587.jpeg Judoca se prepara para representar Palhoça nos Jogos Escolares Brasileiros

Covid-19: Prefeitura “contrata” assistente virtual

A partir de uma plataforma totalmente online, acessível por celular, tablet ou computador, moradores da cidade poderão tirar dúvidas sobre o coronavírus

2c25debfae8407fc536bed833fe7f360.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Tem dúvidas sobre a Covid-19? Fale com a Laura, a assistente virtual que a Prefeitura de Palhoça “contratou” para auxiliar os palhocenses. O sistema de inteligência artificial, desenvolvido pela startup Laura, de Curitiba, foi disponibilizado para a Prefeitura por meio de uma parceria com a Unimed Grande Florianópolis.

A partir de uma plataforma totalmente online, acessível por celular, tablet ou computador, moradores da cidade poderão tirar dúvidas sobre o coronavírus e passar por uma triagem virtual inteligente, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde.

O serviço também permite prever com antecipação a demanda por Covid-19 e os testes a serem realizados, de modo a identificar quantos e quais pacientes vão precisar de atendimento e se há sinais de gravidade nas informações relatadas.
Todos os dados inseridos no sistema serão de propriedade dos municípios, permitindo aos gestores, pelas informações obtidas, trabalhar com planejamento e otimização de recursos, enquanto a população é atendida de forma segura, sem sair de casa.


Como funciona
Ao acessar o site assistentevirtual.palhoca.sc.gov.br, os moradores serão atendidos pelo sistema de inteligência artificial e responderão a um questionário para a triagem de casos.

No canto inferior direito do site, o usuário encontra uma caixa de diálogo com a frase: “Perguntas sobre o coronavírus?”. É ali que o cidadão poderá falar com a Laura. Ele pode optar por tirar dúvidas ou informar sintomas. Durante o processo de triagem, o usuário é convidado a preencher um formulário com dados pessoais e com a descrição de sintomas, e também pode informar se pertence a algum grupo de risco ou se possui alguma comorbidade, por exemplo. Após o preenchimento das informações, a assistente faz recomendações, de acordo com os dados informados, e avalia o risco de doença pelo novo coronavírus.

Os moradores identificados com sintomas da Covid-19 (a identificação é feita com artifícios da tecnologia cognitiva e processamento de linguagem natural) serão encaminhados às unidades de atendimento do município. Na outra ponta, a equipe que faz a gestão dos casos conseguirá mapear, por uma plataforma de previsão, os pacientes monitorados, a evolução de cada quadro e quais precisarão receber atendimento com prioridade.

Para as situações classificadas como “não críticas”, o morador receberá mensagem, via WhatsApp, com orientações de prevenção e acompanhamento do quadro de saúde pelos 14 dias seguintes, até ser descartada a infecção pelo coronavírus ou identificada a necessidade de atendimento médico.


Outras ações

O site que hospeda a assistente virtual também traz outras opções de interação.
Painel de Casos de Covid-19 - Criado pela Prefeitura de Palhoça, disponibiliza informações sobre os casos confirmados, ativos e recuperados, classificados por bairro e faixa etária, além de outros dados.
Guia do Isolamento Social – Contém informações para auxiliar o paciente diagnosticado com a Covid-19 a evitar a propagação do vírus no ambiente domiciliar.
Mapa do Risco Potencial da Covid-19 – O mapa foi desenvolvido pelo Governo do Estado para monitorar a situação da doença nas 16 regiões de Santa Catarina e propor ações para conter a disseminação da Covid-19, de forma conjunta.
Formulário de Investigação de Casos Positivos – O formulário é voltado para pacientes que realizaram o teste PCR e tiveram resultado positivo. Cada paciente será orientado via WhatsApp, e depois, direcionado para o formulário no site (a intenção é dar autenticidade à mensagem, confirmando que é a Prefeitura que está solicitando as informações).

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg