Foto: DIVULGAÇÃO
Após muita superação e com o apoio de iniciativas solidárias, o atleta radicado em Palhoça, Diogo Trindade, já está no Japão. Junto da delegação brasileira, ele realizou os primeiros treinos e compartilhou as imagens com a equipe do Palavra Palhocense. Diogo se prepara agora para sua estreia no The Summer Deaflympics 2025, que começa neste sábado (15), em Tóquio.
Chegar até lá não foi fácil. Para custear as passagens, o atleta precisou organizar uma campanha de arrecadação virtual e até um jantar dançante beneficente. Com a ajuda de amigos, apoiadores e da comunidade, o sonho de representar o Brasil em uma competição mundial se tornou realidade.
Aos 41 anos, Diogo acumula conquistas expressivas e ocupa o primeiro lugar no ranking nacional. Em junho, brilhou no Campeonato Brasileiro de Atletismo de Surdos, realizado em São Paulo, conquistando três medalhas: ouro nos 5 mil metros, prata nos 10 mil metros e bronze nos 1,5 mil metros. A vitória nos 5 mil metros foi a que garantiu sua classificação para o evento internacional.
O atleta afirma que representar o país é uma missão pessoal e coletiva. “É como se eu estivesse começando tudo de novo, mas agora para desafiar o mundo inteiro. São 36 países na disputa, milhares de atletas federados, e eu fui o escolhido. Representar o Brasil é uma missão, é a minha obrigação. Quero retribuir tudo o que fizeram por mim quando morei na rua e no orfanato. A melhor forma de agradecer é trazendo essa medalha de ouro”, declarou.
Agora, em Tóquio, Diogo intensifica os treinos ao lado dos outros atletas da delegação brasileira. Depois do The Summer Deaflympics, ele também pretende participar da 100ª edição da Corrida de São Silvestre, em dezembro, em São Paulo.
O evento
O The Summer Deaflympics 2025 será realizado a partir deste sábado (15) e seguirá até o dia 26 de novembro, em Tóquio, capital do Japão. De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), responsável pela convocação de Diogo, trata-se de “um evento esportivo internacional de alto nível, organizado pelo Comitê Internacional de Desportos de Surdos (International Committee of Sports for the Deaf, o ICSD)”.
31/10/2025
23/10/2025
02/10/2025