27189291824ac8a70e873c4c631db51f.jpeg Defesa Civil de Palhoça realizará ações do Simulado Geral de Gestão de Desastres no domingo (18)

dfe0ecc25fa87220755d1a15b1339529.jpeg Empreende Brazil Conference 2025 reúne grandes nomes nacionais para palestrar em Santa Catarina

f5de8d33c5a248c537d73026ee3c56f6.jpeg Resgate da cidadania: cartórios emitem nesta semana certidões de pessoas socialmente vulneráveis

f9eddaadff482da09e3d0f6eed6917d8.jpeg Águas de Palhoça lança o programa Saúde Nota 10 no município

8dbc794b0dc4e0095f56e18f247d7194.jpeg Espetáculo "A Indiferente Solidão de Todas as Coisas" estreia em Palhoça

19857f7bd3798519ffb6ba1e741f2ffd.jpeg Cia de Dança sediada em Palhoça tem três projetos selecionados para o Festival de Dança de Joinville

8fe73b6c991983beeef5e17b3b3f4af7.jpg Festival Artes em Movimento celebra 15 anos do Shopping ViaCatarina

4e6915fda2efd4bb0831b7ee803d9244.png Badin Colono apresenta stand up no dia 11 de maio, na Arena Opus

e72fc6633b486ac496ce4b12140303a5.jpeg Surfista de apenas sete anos representa Palhoça em competições

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

Defesa Civil de Palhoça realizará ações do Simulado Geral de Gestão de Desastres no domingo (18)

Uma movimentação intensa de viaturas do órgão está prevista para ocorrer pela cidade

27189291824ac8a70e873c4c631db51f.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Neste domingo (18) a Defesa Civil de Palhoça estará envolvida com o primeiro Simulado Geral de Gestão de Desastres, movimento que terá uma série de exercícios de prevenção e preparação. Um aviso foi feito pelo órgão no município, nesta sexta-feira (16), para que a população não se assuste ao ver um grande volume de viaturas da Defesa Civil.

"Durante todo dia, haverá um grande fluxo de viaturas rondando o nosso município, mas esse é um treinamento que estaremos fazendo para que caso um evento de acontecimento de intempéries, a nossa população e os nossos servidores estejam preparados para melhor atendê-los”, afirma Júlio Marcelino, coordenador da Defesa Civil de Palhoça. 

As ações que ocorrerão em Palhoça foram organizadas pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Proteção. Segundo a Defesa Civil estadual, este é será um exercício sem precedentes no território nacional.

Em todo estado, a ação já conta com a adesão de mais de 230 municípios catarinenses e prevê a mobilização direta de cerca de 240 mil pessoas, envolverá evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos. Com a coordenação da SDC, o simulado será executado entre 8h e 17h do domingo, com participação ativa de equipes locais, regionais e estaduais, além de órgãos federais.

“Este é um momento histórico para Santa Catarina e para o Brasil. Estamos unindo municípios, lideranças comunitárias, voluntários e toda a estrutura governamental em um só propósito: salvar vidas. A adesão dos 295 municípios é fundamental para consolidarmos um sistema verdadeiramente integrado e preparado”, afirma o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.

Mais do que um exercício técnico, o simulado representa um marco na cultura de prevenção de desastres no país. Santa Catarina, estado historicamente afetado por enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos, toma a dianteira e lança um modelo que poderá ser replicado em outras unidades da federação.

 

Estado preparado

O simulado será ancorado nas estruturas dos Grupos de Ações Coordenadas (Gracs), ativados em cada município participante, além das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias, secretarias municipais, universidades, organizações sociais e voluntários capacitados. Entre os confirmados estão o Aeroporto Internacional de Florianópolis, OGMO e a Portonave.

O Governo do Estado também pretende utilizar o evento como oportunidade para revisar protocolos, testar sistemas de comunicação, atualizar bases de dados e identificar, em tempo real, eventuais lacunas operacionais — uma espécie de ensaio geral diante de cenários reais de risco.

“Esse exercício vai muito além da prática. Ele representa uma nova mentalidade: de que a prevenção é a maior aliada da gestão pública. O que estamos fazendo aqui é plantar um novo futuro para as próximas gerações catarinenses”, complementa Hildebrandt.

A ação ganha ainda mais relevância por acontecer no mesmo dia em que a Defesa Civil de Santa Catarina completa 52 anos de existência, coroando décadas de dedicação à proteção da população com uma iniciativa de impacto nacional.

“O que está em jogo é a vida das pessoas. Cada município que participa reforça sua estrutura de resposta e contribui com o fortalecimento da resiliência estadual. Santa Catarina mostra, mais uma vez, que lidera pelo exemplo”, finaliza o secretário.

A população também é chamada a colaborar. Moradores de áreas de risco serão orientados a participar das evacuações simuladas e a conhecer, na prática, os procedimentos de segurança e os caminhos de proteção disponíveis em suas comunidades.



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg