Duas baleias são avistadas na Guarda do Embaú

Duas fêmeas da espécie franca foram vistas nos mares palhocenses no último sábado (12)

ec293d8cd1691007076d1ba954882d61.jpeg Foto: Reprodução/imagens de drone Instituto Australis

Elas apareceram mais cedo em 2021. A temporada em que as grandiosas baleias-franca costumam dar show nos mares do litoral catarinense vai de julho até novembro, com pico em setembro. Mas no último sábado (12), duas baleias dessa espécie foram avistadas na Guarda do Embaú, em Palhoça. 

Com isso, o Instituto Australis, que faz o monitoramento de baleias nos mares catarinenses, divulgou nas redes sociais: “Tivemos a confirmação da chegada das baleias-franca em Santa Catarina através de imagens enviadas por moradores locais e posteriormente captadas pela nossa equipe”. 

Inicialmente, os animais foram avistados na praia da Gamboa, em Garopaba. De lá, elas chegaram na Guarda do Embaú. 

Ao registrar as imagens, o projeto ProFRANCA divulgou que as baleias avistadas no sábado tratam-se de duas fêmeas adultas. 

Cabe salientar que o projeto ProFRANCA tem realização do Instituto Australis, e conta com patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa tem objetivo de conservar a baleia-franca-austral através de pesquisas, estudos e metodologias inovadoras realizadas a longo prazo.

Então, caso algum banhista aviste uma baleia nas praias de Palhoça, basta registrar o avistamento no site: http://baleiafranca.org.br/avistagens

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg