5222d47ef31dc5e395686b15e2411cfe.jpeg Saúde: qualidade da água é essencial no combate às doenças

71228a0e811c2008da72b891e611532a.png CFOAB atende seccional de Santa Catarina e propõe ação sobre cotas raciais

887ed05f164b949595f68861c5376540.jpeg Serviço: Está com problemas no abastecimento? Informe a Águas de Palhoça

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

35b1173d84719db88bb44b99f0b51a2f.jpg Entrega do automóvel Tera 0km conclui a campanha Natal Sensacional ViaCatarina e Giassi

b4fc2e358be15c640d8e8199f43e8cb1.jpeg Os Paralamas do Sucesso celebram 40 anos de clássicos na Arena Opus

0160a92e57732581801c4f6346fd4b5c.jpeg Verão UniSul leva serviços, bem-estar e sustentabilidade ao litoral catarinense

829453d2747da4cf772c0b4a55a1eda8.jpg Armin van Buuren retorna ao Brasil como headliner do Nox na Arena Opus

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Eduardo Freccia avalia 100 dias de governo

Em entrevista, prefeito de Palhoça fala sobre Covid-19, obras e a projeção para o município para os próximos anos

2cdd856f1aacf32bf8cfe1bb49eca55c.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Celebrando os 127 anos de emancipação política e administrativa de Palhoça, comemorados neste sábado (27), o prefeito Eduardo Freccia faz um balanço dos 100 dias de governo. Freccia falou sobre perspectivas de vacinação, as obras que estão sendo articuladas, a trajetória na vida pública, a parceria com o ex-prefeito Camilo Martins e a projeção para o município para os próximos anos.

Jornal Palavra Palhocense - Qual a sua avaliação dos primeiros 100 dias de governo?
Eduardo Freccia – Avalio de uma maneira extremamente positiva. Como somos um governo de continuidade, com conhecimento e experiência com a máquina pública, foi possível fazer uma transição tranquila, nomeando as pessoas certas, com capacidade, nas funções adequadas. Hoje, já estamos colhendo os frutos dessa maturidade profissional e administrativa que reflete no governo, com a máquina funcionando e os serviços e obras que a população tanto precisa sendo entregues de forma mais ágil. Sabemos dos desafios que temos pela frente, mas, com o empenho de todos, tudo será muito mais fácil. Aos poucos, no dia a dia, vamos mostrar à população ações, obras, projetos e serviços que irão melhorar a vida de cada palhocense, respeitando a aplicação dos recursos municipais, utilizando de forma responsável e justa. Quero aproveitar para agradecer o empenho de cada funcionário da Prefeitura, em especial os profissionais da área da saúde, que estão no combate à Covid-19, e também aos vereadores, os representantes das comunidades, empenhados em aprovar bons projetos que estão fazendo de Palhoça uma grande cidade, cada vez melhor. 

JPP - Por que o senhor entrou na vida pública?
Freccia – O prefeito de uma cidade é o gestor do dinheiro dos pagadores de impostos, contratado pela população para aplicar da melhor maneira os recursos municipais, trazendo benefícios para a cidade, seja numa pavimentação de rua, seja em postos de saúde de qualidade ou na execução de um programa social. E foi por gostar de fazer mais pelas pessoas, de ajudar o próximo, que resolvi me dedicar à vida pública. Já faz mais de 12 anos que tento prestar o melhor serviço ao cidadão de Palhoça. E fiquei mais feliz ao receber o convite do ex-prefeito Camilo Martins para concorrer ao cargo de prefeito, de receber o apoio de nossa equipe e os votos recebidos pelos palhocenses para continuar me dedicando a essa cidade, que escolhi para viver e criar minha família. 

JPP - Quais são suas dificuldades de hoje?
Freccia - Sem sombra de dúvidas, o enfrentamento à pandemia é nosso maior desafio. A Prefeitura já vinha realizando um grande trabalho, que foi intensificado nos últimos meses, com a vacinação de parte da população. Infelizmente, vamos ter que aprender a conviver com o vírus, respeitando as medidas sanitárias, ajudando os mais necessitados e doentes, comprando no comércio local, ajudando as empresas a se manterem vivas e preservando os empregos de nossa gente, até que estejam todos vacinados e a vida volte ao normal. Também temos olhos muito atentos à questão da macrodrenagem, da mobilidade urbana e do saneamento básico. Ainda neste ano, iremos contratar o novo plano diretor, para modernizar nossa cidade, com diretrizes claras de urbanismo, escolhendo que tipo de cidade queremos no futuro. Aliado a isso, também contrataremos o plano municipal de mobilidade urbana, que será o norteador das políticas públicas de mobilidade urbana, com as melhores alternativas viárias para curto, médio e longo prazo. 

JPP - Em que altura o senhor imagina estar com toda a população vacinada? 
Freccia - Esta é uma pergunta para a qual ainda não temos resposta, já que dependemos das vacinas enviadas pelo governo federal. Hoje, estamos com a vacinação acima de 63 anos e com a equipe preparada para imunizar toda a população, somente aguardando a chegada das doses. Também já aprovamos na Câmara de Vereadores, por unanimidade, a compra de vacinas quando estiverem disponíveis e torcendo para que isso ocorra o mais breve possível.

JPP - O ex-prefeito Camilo Martins tem qual responsabilidade hoje com seu trabalho?
Freccia - Tem uma grande responsabilidade, pois ele tem uma capacidade administrativa e de gestão enormes, que neste momento é quem mais me auxilia e guia nosso trabalho. É um orgulho ter o ex-prefeito Camilo Martins ajudando a cidade, pois a experiência que ele adquiriu nos últimos oito anos, o conhecimento que tem da cidade e da própria Prefeitura, além dos anos de parceria e de trabalho conjunto que desenvolvemos, só fortalecem nosso trabalho e trazem grandes resultados para nossa cidade. Como exemplo, quero resaltar que foi na gestão do ex-prefeito Camilo que ajuizamos uma ação contra a ANTT e a Autopista Litoral Sul, e que agora já estamos vendo resultados, como a construção da terceira faixa no sentido Norte da BR-101 e o início dos túneis do Contorno Viário. Queremos contar cada vez mais com o apoio do ex-prefeito Camilo na Assembleia Legislativa ou quem sabe no governo do estado, pois quem ganha é a cidade de Palhoça e os palhocenses. Também quero ressaltar o apoio do deputado estadual Nazareno Martins, que destinou verbas específicas para a saúde, no valor de R$ 1,5 milhão, para em breve licitarmos a construção do tão sonhado hospital. Sempre digo que “juntos podemos fazer ainda mais”, e aqui em Palhoça nós valorizamos as parcerias que contribuem para nosso desenvolvimento e que contribuem para construirmos uma cidade mais humana, justa e boa de se morar. Os desafios são imensos, mas a vontade de melhorar e superar é muito maior.

JPP - Quais os projetos que estão sendo desenvolvidos para os próximos anos?
Freccia - Nós já vínhamos desenvolvendo grandes projetos para a cidade, e iremos dar continuidade a este trabalho neste mandato. Estamos entregando, no final de abril, a Avenida das Torres, e iremos licitar a nova etapa dessa via, ligando o bairro Pagani até o Caminho Novo. Estamos realizando obras de calçadas por toda a cidade, como a padronização das calçadas na Aniceto Zacchi, já iniciada no primeiro trecho, e em breve licitaremos a nova etapa, até o rio Maruim. Estamos executando inúmeras obras de pavimentação, finalizando a Praça Sete de Setembro, inaugurando a UPA Sul e no dia 24 de abril, aniversário da cidade, vamos inaugurar o Mercado Público Municipal, devolvendo aos palhocenses um patrimônio histórico que eles tanto merecem. Nossa equipe está empenhada em grandes projetos de mobilidade urbana, e com o plano de mobilidade que será construído a muitas mãos, teremos uma cidade mais harmônica, evitando gargalos em nossa malha viária e integrando outras formas de se locomover pela cidade, seja de bicicleta, um ferry boat ou alguma alternativa que melhor se adapte a nossa realidade. Em breve, iremos licitar a concessão do saneamento básico, tão necessário e esperado por todos, e tivemos o lançamento do programa Palhoca Mais Oportunidade, que é um conjunto de obras e ações visando ao crescimento da cidade e à desburocratização dos serviços, gerando mais emprego e renda para todos os palhocenses. Vamos focar na construção do hospital, pois é um pedido de nossa gente. Uma coisa é certa: coisas boas estão por vir!

JPP - Qual a sua mensagem final para os palhocenses?
Freccia – Primeiramente, gostaria de agradecer aos palhocenses que escolheram a continuidade de um trabalho feito nos últimos anos em transformar nossa cidade. Fico feliz em poder continuar fazendo de Palhoça um lugar cada vez melhor, trabalhando com afinco para toda nossa gente. Tenho conhecimento dos problemas que Palhoça tem e também, como morador da cidade, quero ver esses problemas resolvidos, mesmo que muitas vezes não possam ser resolvidos de imediato. A cada obra ou ação, temos muitas barreiras e burocracia a superar. De minha parte, não faltarão esforços para que os problemas sejam resolvidos. Afirmo que os palhocenses têm um prefeito amigo de todos, que fará de tudo para melhorar a vida de nossos moradores, com muito trabalho e dedicação.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg