Eldorado Futebol Clube comemora 40 anos

No dia 10 de abril de 1981, fundou-se oficialmente um dos principais clubes de futebol amador de Palhoça

f38b8376478f7468ee534637581e6016.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Willian Schütz*

De uma maneira diferente, já começou a comemoração do aniversário de 40 anos do Eldorado Futebol Clube. Pela primeira vez desde 1981, não vai ter festa e nem bate-bola. Tomando os cuidados necessários por conta da pandemia, alguns membros marcantes para o projeto se encontraram nesta semana para relembrar os grandes momentos.  

No dia 10 de abril de 1981, fundou-se oficialmente um dos principais clubes de futebol amador de Palhoça. Mas, segundo os membros mais antigos e amigos que acompanham o Eldorado FC, a história do time é um pouco mais antiga. 

“Brant” é o nome que estampa a camisa de uma das maiores figuras que já passaram pelo time. E é assim que ele gosta de se identificar, com o nome de jogador. Segundo ele, os primeiros jogos do Eldorado FC ocorreram em 1979, “mas de uma forma ainda muito precária, jogando em terrenos vazios, quase que no barro mesmo”. “Só depois de muito esforço fundamos o clube mesmo e, depois de mais empenho ainda, começamos a construção da sede”, relembra.

Localizada na rua Vítor Meireles, 527, a sede levou anos para ser construída. No final de 1980, com a ajuda de empresários e parceiros da época, além de parte do poder público, os membros do Eldorado FC começaram a construção com suas próprias mãos. “E nós plantamos mudinha por mudinha de grama”, conta o já consagrado técnico Beto.

De fato, como enfatiza o jogador e agora veterano Oscar, muitas coisas começaram no improviso e foram se aprimorando: “No começo, a gente trocava de roupa no barzinho, que fica ali na frente de onde é o campo. E quando íamos jogar fora, tinha uma Kombi que levava todo mundo”.
O atual presidente, Josimar Sebastião, que é cria da base do Eldorado, se orgulha dessa evolução. “Aos pouquinhos, fomos fazendo as coisas e hoje temos uma sede com tudo certinho, um vestiário tão bom como os dos times profissionais, lavanderia organizadinha, e nosso gramado é muito bem cuidado, um tapete”, pontua o presidente, que está no clube desde 1999.

Nesses 40 anos, a equipe colecionou momentos e contou com o apoio de diversas personalidades e colaboradores que, segundo Brant, “são tantos que não dá para listar”.  Entre eles, o jogador Tenente, que passou pelo clube nos anos 1980 e atuou em diversos times. Em 1985, ele foi homenageado por Roberto Dinamite, consagrado nome do futebol brasileiro. 
Outra figura lembrada com carinho é Hernani Hulk, que já foi integrante do elenco e que ficou marcado na memória da Grande Florianópolis, pois foi o Rei Momo do Carnaval ilhéu por mais de 30 anos. Hulk faleceu em 2019, vítima de câncer.

Entre os títulos históricos, estão o da segunda divisão palhocense, em 2017, e as conquistas no campeonato municipal de juniores. Mas, o mais notório é o da Copa Interligas de 2006 - o Eldorado é o único time palhocense com este título estadual no currículo.

Atualmente, o Eldorado Futebol Clube vem dando continuidade aos trabalhos que surgiram no início dos anos 1980, tanto no futebol, como na questão social, com as escolinhas de futebol. “As escolinhas são acessíveis para meninos que não têm condições financeiras, mas que querem praticar esporte”, afirma Odair, ex-jogador que atua na iniciativa.

“Antigamente, aqui, onde fica o campo e a sede, era o ponto de encontro dos jovens que frequentavam o Conselho Comunitário e a Igreja. Naquela época, o poder público não valorizava muito o bairro do Jardim Eldorado. Mas o bairro vem crescendo e nós estamos crescendo junto com ele”, conclui Brant. 

A diretoria conta com as assinaturas de Paulo Saldanha, Nilto, Denir, Leandro, Murilo, Odair, Dante, Fernando Nino, Josimar, Peterson e Piá, que, juntos, colaboram para manter vivo o amor ao futebol e a vontade de acompanhar o crescimento da comunidade do Jardim Eldorado. Tudo isso, com muito suor e forte cunho social. 

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg