Um veículo pouco usual foi transportado na sexta-feira passada (31) entre a Base Aérea de Florianópolis e a Escola de Formação de Profissionais de Aviação do Senai/SC, em Palhoça. Trata-se de um helicóptero do modelo Esquilo, doado pela Força Aérea Brasileira para exercícios práticos de montagem e desmontagem na escola.
A doação é fruto de uma articulação do coordenador do ComDefesa, o empresário Cesar Olsen, junto aos comandos de unidades militares para melhoria do arsenal usado pela escola para formação de profissionais de aviação, inaugurada pelo Senai/SC em 2014, em Palhoça. O ComDefesa é um comitê da indústria de defesa de Santa Catarina, instância consultiva da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Inaugurada em 2014, a escola de Aviação do Senai/SC já é considerada uma das mais qualificadas do Brasil. Mantida pela Fiesc em Palhoça, a unidade do Senai trabalha voltada à formação de profissionais da aviação. A estrutura ocupa mais de 5 mil metros quadrados, com laboratórios didáticos e um hangar de 659 metros quadrados. A unidade oferece mais de 20 tipos de formações na área, como por exemplo, piloto privado de avião e de helicóptero. Alguns cursos serão oferecidos gratuitamente, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Para o empresário Cesar Olsen, a nova aquisição da escola representa um reforço considerável na estrutura que os alunos têm à disposição para seus estudos. O Esquilo que foi cedido pela Força Aérea é considerado íntegro no linguajar da aviação, servindo para exercícios práticos de desmontagem e montagem.
06/02/2025
06/02/2025