Por: Willian Schütz
Dois grupos musicais que marcaram época em Palhoça estão juntos em um evento de cunho social. É a união do Theatro dos Bonecos e com a Funcionários de Deus (FDD), para um espetáculo beneficente em prol do músico palhocense Cidão França. O evento será no dia 30, a partir das 20h30, no Clube 7 de Setembro. O concerto está intitulado “Espetáculo pela vida – Viva Cidão”.
Toda a renda obtida com a venda dos ingressos, que custam R$ 25, será destinada ao tratamento de saúde do artista, que nos últimos anos tem enfrentado sérias complicações após sofrer dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Carismático e talentoso, Cidão marcou época na cena musical palhocense. Ele era muito ativo na vida cultural da cidade. Muitos lembram dele, por exemplo, como um dos pilares da banda FDD, criada nos anos 1990. Foi ele quem ajudou a dar forma ao primeiro CD gravado em Palhoça, lançado em 1995, além de participar de festivais e shows que encantaram multidões, como o saudoso Festival de Músicas do Snoopy Bar, que embalou gerações na região.
Em 2020, durante a pandemia, o músico sofreu um AVC isquêmico pós-Covid, que causou afasia, comprometendo sua fala e impedindo-o de cantar. Após anos de tratamento, veio um segundo AVC, intensificando os desafios de sua recuperação.
Apesar das limitações, Cidão nunca abandonou a paixão pela música: segue escrevendo poesias e letras, nutrindo a mesma sensibilidade artística que marcou sua carreira. Porém, recentemente, ele perdeu a filha, Aline Martins — vítima de câncer. Ela sempre estava ao lado dele e essa perda foi um grande impacto.
Os ingressos podem ser adquiridos na portaria do clube ou via Pix, pelo número (48) 98423-5364, em nome de Michele da Cruz, filha de Cidão.
Theatro dos Bonecos
A banda Theatro dos Bonecos é uma das organizadoras do evento. Há tempos, o grupo é conhecido por unir vários artistas de Palhoça em espetáculos originais e em prol de causas sociais. O grupo já havia realizado, em 2022, uma apresentação beneficente em prol de Cidão, e agora retorna para reforçar essa rede de apoio. Com um repertório vibrante e performático, a banda promete emocionar o público em mais uma noite de solidariedade.
Sobre a FDD
Muito ativa nas décadas passadas, a Funcionários de Deus (FDD) voltou aos palcos no ano passado, justamente para um evento em prol de Cidão. Desta vez, o grupo retorna com o mesmo propósito. Com formação que inclui nomes como Edésio (baixo, in memoriam), André Lucchi (vocais), Wando Cunha e o próprio Cidão França, a banda fez história nos anos 1990 e volta agora para homenagear o amigo e colega de estrada.
11/08/2025
07/08/2025
07/08/2025
07/08/2025
01/08/2025