Exagerou no Carnaval?

A nutricionista Luciana Castanha dá as dicas para você

87cce94faa661de15569f1c262d84302.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Luciana Castanha*

 

Você que curtiu o Carnaval sem moderação, exagerou nos alimentos gordurosos, na bebida alcoólica, está sem disposição e com aquela baita ressaca, preste atenção nestas dicas, tenho certeza de que vão te ajudar!

Uma má alimentação durante o Carnaval pode gerar diversos riscos à sua saúde. Os sintomas variam de dor de cabeça até náuseas, tontura e fadiga ou sinais mais sérios de desidratação. A causa principal é a sobrecarga hepática, em função do alto consumo de alimentos gordurosos e álcool. Essa agressão diminui o poder de metabolização do fígado e provoca sintomas de cansaço e exaustão. 

Mas como tratar a desidratação, a falta de energia e a ressaca após os dias de folia? É importante desintoxicar o fígado, incluir alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios.

A desidratação é fruto do clima quente do verão, excesso de suor com perda de minerais importantes do nosso organismo, pouca ingestão de água e alto consumo de bebidas alcoólicas. Logo, beba no mínimo dois litros de água por dia, sucos naturais de frutas, água de coco para repor os eletrólitos perdidos no suor e chás diuréticos e detoxificantes, por exemplo, chá de boldo, carqueja e cavalinha.

Para aumentar a disposição, você precisa de alimentos que te deem energia e que façam um detox no seu fígado: refeições leves; carboidratos complexos (aveia, milho, arroz integral e batata); proteínas magras, sem gordura e de preferência as brancas (ave, ovo e peixe); proteínas vegetais de fácil digestão (grão de bico, ervilha e lentilha); e gordura de boa qualidade (azeite extra virgem, grãos e sementes como as castanhas, nozes, linhaça, chia, semente de abóbora e girassol).

Além disso, aumente o consumo de fibras com frutas, legumes e verduras. As frutas são ricas em água, vitamina C e potássio que ajudam a recuperar a energia, no detox hepático e na melhora da ressaca: melancia, uva, maçã, mamão, manga, pêssego, maracujá, banana, abacaxi e melão. As brássicas também ajudam na limpeza do organismo, como repolho, brócolis, agrião, couve-flor e couve, você pode usá-las na salada ou na forma de suco verde (couve, maçã, laranja e gengibre). Use ainda temperos anti-inflamatórios como açafrão, orégano e alecrim.

Portanto, para recuperar a energia e para que seu corpo continue a processar o excesso de álcool, você precisa fazer refeições leves; mastigar devagar para controlar a saciedade; evitar frituras e preferir assados, cozidos e ensopados; evitar pular refeições e fazer de quatro a cinco refeições diárias; preferir os alimentos naturais e orgânicos; e evitar produtos industrializados e processados, com aditivos químicos que podem sobrecarregar ainda mais seu organismo.

Lembre-se que cada pessoa tem suas particularidades e que é muito importante você ter uma alimentação saudável ao longo do ano, melhorar o seu comportamento alimentar e evitar a busca pelo corpo perfeito ou por dietas milagrosas somente no verão ou no Carnaval. No meu consultório, posso traçar uma estratégia personalizada para o seu caso, com objetivos específicos para que você saiba manter o equilíbrio durante todo o ano, em todas as datas comemorativas, sem colocar em risco a sua saúde.

* Nutricionista

Clique e assista ao vídeo com as dicas para reequilibrar o organismo após a folia de Carnaval!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg