a3e21935d64ae0a65484a59c14ce05a8.jpg Prefeitura de Palhoça deve encaminhar até 15 abril nova proposta de regulamentação do ISS fixo

21615d4869dfdceff1176ac540e010e2.jpeg Entre a celebração e o alerta: o que o show de Armandinho revela sobre o futuro da Guarda do Embaú

f13a1899a340c39b0fa96d0527d2f76e.jpeg Rosiney Horácio participa do 10º Congresso do COSEMS/SC em Chapecó representando a saúde de Palhoça

6baba738f4639f9871dac0b2aac03930.jpeg Alesc recebe evento "Mulheres que Inspiram" para celebrar o legado feminino em Santa Catarina

c96f45d7c75c8cc164c223040a659a6c.jpeg Jovens de Palhoça conquistam vaga no Campeonato Brasileiro

77577611f48e142ca7b3afc143f1716f.jpeg Amaro Junior celebra os 98 anos de fundação do Guarani de Palhoça com festa e inauguração de quadra

3460b75d46c7d95d023ba991e14b128e.jpeg Jiu-jitsu ao alcance de todos: projeto social oferece aulas em dois núcleos em Palhoça

d9a77b06fda7ee4be0c542ddf02059fe.jpeg Boosters: equipamentos que regulam a pressão colaboram para melhorar abastecimento em PH

80cfd6b74c9da19d947cc3a85b2577c5.jpeg Manutenção preventiva e de emergência: você sabe identificar a diferença?

8f902fff2cefee71fc079f4a78d94b8d.jpeg Consumo individual de água no Brasil ultrapassa limite recomendado pela ONU

0239e7174845fc1cc7e5c544a92fc6e9.jpeg Concessionárias Aegea SC lançam campanha “Juntos contra os Vilões do Esgoto”

Furtos diários tiram sossego de palhocenses

Fios, aparelhos de ar condicionado, portões... Ladrões levam de tudo

f173495422ae575643de00790c9bab20.jpeg Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO

Por: Sofia Mayer*

 

Leitores do Palhocense enviaram, nesta semana, imagens expondo furtos inusitados que vêm acontecendo no município. De acordo com os materiais, criminosos estariam roubando, em plena luz do dia, portões de alumínio, e os transportando em cima de um carro. Aparelhos de ar-condicionado também estariam na lista dos criminosos. A Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça (DPCo) registrou dois Boletins de Ocorrência nesta semana, e está investigando os casos.

Uma câmera de vigilância, no bairro São Sebastião, registrou o momento em que um bandido, provavelmente atuando sozinho, arranca um portão do trilho e o coloca, por inteiro, em cima do veículo, estacionado em frente ao condomínio. Durante a ação, que ocorreu às claras, o homem chega a procurar por observadores, mas conclui a operação em poucos minutos, sem interferências.

Após a divulgação, novos registros vieram à tona. Na noite desta terça (18), imagens de um veículo transportando um portão de alumínio foram reveladas também no Centro de Palhoça. “Os caras roubaram, de carro, um portão de alumínio e já chegaram com outro portão em cima do carro. Então, fizeram dois furtos”, comenta um amigo de uma das vítimas.

Na madrugada do último domingo (16), mais uma moradora da área central foi alvo da ação dos criminosos. Com base em imagens de câmera de segurança, ela conta que o furto aconteceu de forma veloz. “Foi incrível: em dois minutos, levaram dois portões”, conta a munícipe, que mora em um sobrado, com três entradas de garagem. O item não foi sequer amarrado ao veículo na hora da fuga.

Ela conta que, para roubar os fios, os criminosos danificaram também a fiação de fibra óptica da casa. “Ficamos vulneráveis”, lamenta.
Nas redes sociais do Palhocense, leitores revelaram situações parecidas em diferentes bairros da cidade. “Roubaram o portão do prédio onde minha mãe mora, na sexta-feira, na Ponte do Imaruim. É inacreditável a audácia desses bandidos”, comentou uma internauta. Outros casos no São Sebastião e Rio Grande também foram relatados.


Ar-condicionado na mira

No Centro, denúncias de furtos de ar-condicionado se somam, igualmente, a cada semana. “Também já fui premiada, só que, no meu, levaram tudo do ar-condicionado”, conta uma munícipe. Em um grupo no WhatsApp, outra popular revela que seu aparelho foi roubado em frente a um posto policial. Segundo as informações, as capturas às vezes se limitam à fiação dos aparelhos.

Embora a DPCo ainda esteja apurando os casos e tenha poucas informações conclusivas a respeitos das ocorrências, a expectativa é a de que os criminosos estejam utilizado os materiais, tanto dos portões como dos aparelhos, para venda em ferros velhos. Os agentes, no momento, estão em busca de mais imagens para dados precisos. Além disso, pretendem verificar, nos próximos dias, se os repasses estão sendo feitos em comércios de Palhoça. 

A Polícia Civil também assegura que as ações de fiscalização em espaços que comercializam ferro velho seguem sendo realizadas. Esta é uma das maneiras de coibir o comércio de peças roubadas. 

* Sob a supervisão de Luciano Smanioto


Veja a atuação de um criminoso roubando um portão!


Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg