Gestores de Assistência Social discutem ações

Demandas sociais são agravadas com a pandemia e municípios da Grande Florianópolis carecem de recursos

de9708e08439891af3713c342c0d2851.jpg Foto: REPRODUÇÃO

Secretários e diretores de Assistência Social responsáveis pela gestão da Política de Assistência Social nos municípios associados à Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GranFpolis) participaram de uma reunião extraordinária virtual para planejamento de ações conjuntas e integradas.

Em videoconferência realizada nesta quarta-feira (26), os gestores refletiram sobre as necessidades e dificuldades na implementação de ações emergenciais de atendimento às pessoas em situação de rua, imigrantes, pessoas infectadas pelo novo coronavírus, mas que, por situações de vulnerabilidade social (domicílios precários, poucos cômodos, famílias numerosas, entre outras), não podem cumprir a quarentena em suas casas, necessitando de serviços de alojamento ou hospedagem para proteger suas famílias em relação ao contágio.

Outra preocupação manifestada refere-se à oferta dos benefícios eventuais, de serviços qualificados e garantia de renda e sobrevivência das famílias em razão do aumento do desemprego, da desigualdade social e das demandas agravadas com a pandemia.

Para a assessora da GranFpolis, Vânia Guareski Souto, a assistência social é uma política pública tão necessária quanto a saúde, e suas ações refletem diretamente na economia e na qualidade de vida das pessoas e dos municípios. No entanto, destaca a assistente social, embora os gestores busquem a melhor forma de atender as demandas, enfrentam muitas dificuldades, em especial financeiras. “Vemos municípios em dificuldades financeiras e a ausência de financiamento extraordinário do Estado para o Suas e repasse da União insuficiente, principalmente para municípios de grande porte”, diz.

A GranFpolis, ressalta Vânia, tem papel primordial em assessorar e auxiliar os municípios da região neste momento.


Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg