Governo amplia medidas de distanciamento social

Agora, são 12 regiões de SC consideradas em situação "gravíssima", incluindo a Grande Florianópolis

d18a1fb8aa35b6971f77e729eb126e51.jpg Foto: RICARDO WOLFFENBUTTEL/SECOM/DIVULGAÇÃO

O governo do estado anunciou, na sexta-feira (31), a ampliação das medidas de isolamento social em Santa Catarina para mais três regiões de saúde: Alto Uruguai, Alto Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nesta semana, elas foram classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. Agora, são 12 regiões do estado incluídas nessa classificação, inclusive a Grande Florianópolis, que abriga Palhoça.

O novo decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, suspende o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por sete dias a partir desta segunda-feira (3).

A concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, também ficam suspensas, desde sábado (1), por sete dias.

Com isso, as restrições passam a valer para 12 regiões de saúde, que englobam 209 municípios catarinenses. Eles representam 83,5% da população catarinense.

O Estado tem 12 regiões classificadas em nível gravíssimo e três em situação grave: Laguna, Serra e Alto Vale do Rio do Peixe. Já o Extremo Oeste está em situação de alto risco potencial.

Nesta semana, o governo do estado terá conversas com o setor produtivo, indústria e comércio, e criará um novo regramento para garantir a testagem e afastamento dos colaboradores positivados.

O grupo gestor do governo realiza reuniões semanais às sextas-feiras para avaliar ações de enfrentamento à pandemia. Assim que são definidas as medidas, elas são divulgadas à população. Com isso, há tempo para que empresas e comunidade em geral se organizem no fim de semana para se adaptar às eventuais mudanças.

 

Restrições prorrogadas

O novo decreto também prorroga as medidas restritivas em vigência em seis regiões do estado: Grande Florianópolis, Carbonífera, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Nordeste e Região de Xanxerê. Assim, a circulação em espaços públicos de uso coletivo fica suspensa por mais sete dias desde sábado (1), e a circulação de ônibus, também por sete dias, a partir desta segunda (3). Laguna, como passou do patamar gravíssimo para grave, não terá prorrogação das medidas. Extremo Sul, Meio-Oeste e Oeste seguem com decreto em vigência.

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg