Jornal Palhocense contrata pesquisa eleitoral

Resultado da pesquisa, encomendada ao Incope, pode ser conferido a partir de sábado (31), nas nossas redes digitais

8dce4c42539028504ec457820da919b0.jpg Foto: Palhocense

Por: Sofia Mayer*

A partir de sábado (31), palhocenses poderão conferir o resultado da pesquisa para as eleições municipais de 2020 encomendada pelo jornal Palavra Palhocense. As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 e 27 de outubro pelo Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (Incope), que ouviu 383 pessoas em todo o território municipal. 

Esta será a primeira pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por um órgão de imprensa, neste ano, para a cidade de Palhoça. O relatório com intenção de voto para a cadeira de prefeito já é atividade tradicional do periódico, que neste ano contou com os trabalhos comprometidos do Incope.

O editor-chefe do jornal Palhocense, Alexandre João Bonfim da Silva, destaca que este é o terceiro ciclo eleitoral em que o periódico divulga a pesquisa de intenção de votos para a cidade. “O objetivo é trazer um panorama do momento na corrida eleitoral, e até mesmo ajudar os candidatos a escolherem estratégias de maior sucesso para se comunicar com os eleitores”, explica o jornalista, que completa: “Mais uma vez, fomos buscar um instituto de credibilidade para somar à nossa história de mais de 30 anos no jornalismo local”.

A metodologia utilizada para a apuração foi a pesquisa de opinião quantitativa, realizada a partir de entrevistas em domicílio, utilizando questionário estruturado, com pesquisadores treinados e acompanhados de um coordenador de campo. 

Foram entrevistados 383 munícipes de diferentes bairros, com idades a partir de 16 anos. O plano amostral, segundo o instituto, foi estratificado também por cotas de sexo, escolaridade e renda proporcionais à população local. A margem de erro da pesquisa é de 5% e o nível de confiança é de 95%.

Palhoça tem, nas eleições municipais de 2020, sete candidatos ao pleito: Coronel Ivon (PSL), Eduardo Freccia (PSD), Jailson Rodrigues (PT), Jean Negão (Patriota), Luciano Pereira (Avante), Rangel Medeiros (PSol) e Repórter Sérgio Guimarães (PL).
O resultado estará disponível a partir de sábado (31) nas redes sociais do jornal Palavra Palhocense, ou na edição 764 do periódico, que circula na próxima quinta-feira (5) em todo o território municipal. 


Sobre o Incope
O Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (Incope) atua, desde 2013, no mercado de pesquisas de opinião, tanto qualitativas quanto quantitativas. A empresa, do Sul de Santa Catarina, realiza pesquisas mercadológicas, eleitorais, de avaliação governamental, da qualidade do atendimento no serviço público, pesquisas de comunicação e mídia, entre outras.

O instituto acredita que a pesquisa é um forte mecanismo na tomada de decisão dos eleitores. “Por esse motivo, buscamos trabalhar com ética, sigilo e comprometimento com os objetivos de nossos clientes”, explicam diretores do instituto. 

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg