A Prefeitura de Palhoça está começando a colher os frutos do investimento realizado dentro do programa Palhoça Esportiva. No último final de semana, o município foi representado na modalidade de vôlei de praia na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Timbó, e também conquistou um título no vôlei de quadra, em etapa do circuito da Liga Voleibol de Santa Catarina.
“O investimento começou com o esporte de inclusão, com a missão de oferecer uma atividade esportiva para a comunidade. Agora, com a consolidação do programa, estamos em outra fase, a fase de estímulo ao alto rendimento, e não tenho dúvidas de que, cada vez mais, nossos atletas vão se destacar em competições, representando o nosso município”, avalia o prefeito Eduardo Freccia.
O vôlei de praia foi representado na Olesc, em Timbó, por duas duplas, uma no masculino e outra no feminino. As duplas Guilherme da Silva Faibet e Luiz Eduardo Carlim dos Santos e Emanuelly Costa Zeits e Victória Marcondes, treinadas pelo professor Jediel Sotero, fizeram bons jogos na etapa classificatória, mas não conseguiram vaga para as quartas de final. Os meninos estiveram próximos da classificação, mas perderam a vaga por apenas três pontos no critério de desempate da média de pontos. “Começamos o projeto de vôlei de praia no ano passado e pela primeira vez tivemos representantes na Olesc e também estaremos representados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina”, comemora o presidente da FMEC, José Virgílio Junior (Secco).
Competem na Olimpíada Estudantil Catarinense atletas até 17 anos. Palhoça segue participando da Olesc em outras modalidades, que serão disputadas no próximo final de semana: ginástica artística, em Blumenau; voleibol (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino) e futsal (masculino), em Florianópolis.
Título e melhor atleta
Na Liga Voleibol de Santa Catarina, a equipe sub-18 feminina da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) conquistou o título da Série Prata, no domingo (10), no Ginásio Nazareno Cândido, na Ponte do Imaruim.
A equipe palhocense, treinada pelo técnico Natanael Sotero Trupel, foi campeã após vencer seus três jogos, contra Orleans, Florianópolis e Tubarão.
Além do título, a oposta Nicoli Damiani Hasenack foi eleita a melhor jogadora da competição.
No sub-18 masculino, a equipe comandada pelo técnico William Zanatta disputou a Série Ouro da Liga Voleibol de Santa Catarina, nesta terça-feira (12), e terminou na quinta colocação.
Judô também foi destaque
No início do mês, o jovem judoca Raphael Muniz Chapetta, atleta do Brejaru formado dentro do programa Palhoça Esportiva, havia conquistado vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). Ele estará na delegação de 297 atletas que Santa Catarina vai enviar para os JEBs, que serão disputados entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro.
“Nossa ideia é colocar cada vez mais atletas nessa delegação nos próximos anos. Hoje, nós temos o trabalho sendo bem feito, estamos organizados e a tendência é revelarmos cada vez mais atletas com potencial de competição”, observa o diretor de Esportes da FMEC, Vanilson Silveira.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?