63ae9599146cb1c2165adae6be80eaf6.jpeg Campanha solidária é iniciada para ajudar personal trainer com tumor no pâncreas

6e2112e2adbf9afd5d4f04520ab4b21d.jpg Túneis no Morro dos Cavalos: ministro dos Transportes anuncia projeto e prazo para início das obras

f64ed2aafaf01c7e883d446dbb9eb846.jpeg Vereador Jean Negão recebe troféu Destaques de Santa Catarina

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

35b1173d84719db88bb44b99f0b51a2f.jpg Entrega do automóvel Tera 0km conclui a campanha Natal Sensacional ViaCatarina e Giassi

b4fc2e358be15c640d8e8199f43e8cb1.jpeg Os Paralamas do Sucesso celebram 40 anos de clássicos na Arena Opus

0160a92e57732581801c4f6346fd4b5c.jpeg Verão UniSul leva serviços, bem-estar e sustentabilidade ao litoral catarinense

829453d2747da4cf772c0b4a55a1eda8.jpg Armin van Buuren retorna ao Brasil como headliner do Nox na Arena Opus

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Justiça Federal fixa prazos para obras no Contorno

Construção de túneis e início da construção da terceira faixa na BR-101, sentido Norte, deve começar em junho

51a80b94666ed8653b47a029d656de5a.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, participou, na tarde de quarta-feira (11), na 4ª Vara da Justiça Federal, em Florianópolis, da audiência que definiu prazo para o início das obras da terceira faixa na BR-101, sentido Sul-Norte, e da construção dos três túneis, em Palhoça, que compõem o Contorno Viário da Grande Florianópolis.

A audiência, que acrescentou pontos positivos para os pleitos de Palhoça, é a continuidade da Ação Civil Pública nº 5002932-88.2019.4.04.7200/SC, impetrada pelo município em 11 de fevereiro de 2019, contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Arteris Autopista Litoral Sul, pelo atraso nas obras do Contorno Viário e pelos prejuízos causados, especialmente, na mobilidade dentro de Palhoça. “Ingressamos com a ação há mais de um ano. Nesse período, avançamos bastante nas negociações, mas quase nada em obras. Precisamos tirar do papel o que é planejado e levar para a prática. Quem trafega por Palhoça e pela BR-101 sabe do que estou falando e o quanto as soluções são urgentes”, avaliou o prefeito. 

Ao final da audiência, ficou definido que, a partir do dia 20 de março, começa a contar o prazo de 90 dias para que a ANTT publique, no Diário Oficial da União, a aprovação do “reequilíbrio econômico financeiro” do contrato das obras do “trecho Sul-A” (três túneis localizados em Palhoça) do Contorno Viário e da terceira faixa da BR-101 sentido Sul-Norte, de Palhoça a Biguaçu, numa extensão de 16 quilômetros. O juiz Vilian Bollmann, da 4ª Vara, fixou o prazo de 30 dias para a ANTT deliberar com a diretoria e incluir, no processo, a aprovação do acordo, sob pena de multa de R$ 100 mil, mais R$ 10 mil por dia de atraso.

Assim que publicado o “reequilíbrio econômico financeiro”, a concessionária da rodovia, Arteris Autopista Litoral Sul, deve iniciar as obras, tanto da terceira faixa na BR-101, quanto dos três túneis no projeto do Contorno Viário.

Após a deliberação do juiz Vilian Bollmann, o prefeito Camilo Martins demonstrou satisfação, mas deixou clara a intenção de Palhoça de continuar acompanhando o desenrolar dos fatos. “Saímos satisfeitos com esse acordo homologado. Agora temos o prazo de 20 de junho para a Autopista iniciar a execução do serviço. E ainda cabe ao juízo estipular as multas, caso a obra atrase”, disse.

 

Novos prazos

De acordo com o termo de ajuste de conduta (TAC) parcial, assinado na última reunião realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), em 20 de fevereiro, ficaram definidos prazos e a possibilidade de aplicação de multa, em caso de descumprimento do cronograma. O documento previa que, até o dia 5 de março, a ANTT deveria encaminhar à concessionária os valores relativos ao reequilíbrio fiscal das obras do trecho Sul-A (localizado em Palhoça) do Contorno Viário e da terceira faixa da BR-101 sentido Sul-Norte, de Palhoça a Biguaçu; o que, segundo a agência informou na audiência realizada nesta quarta-feira (11), foi cumprido. De acordo com o TAC, a concessionária tem até o dia 20 de março para acatar ou não os valores apresentados. E determinava, ainda, que, em 60 dias corridos após a Autopista comunicar à ANTT sobre esses valores, fosse publicada, no Diário Oficial da União, a revisão extraordinária do contrato. Na audiência, a agência solicitou a extensão do prazo de 60, para 90 dias, para então poder submeter o documento à diretoria colegiada. Após esse prazo, a Autopista se comprometeu a iniciar de imediato as obras do trecho Sul do Contorno Viário, concluir e entregá-la em 36 meses.

 

Histórico

* 11 de fevereiro de 2019: o prefeito Camilo Martins decreta "situação de emergência na mobilidade urbana do município". Na mesma data, o município de Palhoça impetrou Ação Civil Pública, Nº 5002932-88.2019.4.04.7200/SC, na Justiça Federal, contra a ANTT e Autopista Litoral Sul.

 

* 14 de fevereiro de 2019: três dias após o decreto de "situação de emergência na mobilidade", a Justiça Federal dá o prazo de 72 horas para Autopista e ANTT explicarem o atraso nas obras do Contorno Viário.

 

* 21 de março de 2019: o Procurador da República pede a quebra de sigilo fiscal da Autopista desde o início do período da concessão, em 14 de fevereiro de 2008.

 

* 25 de março de 2019: em resposta à ação civil pública proposta pelo município de Palhoça, o juiz Vilian Bollmann, da 4ª Vara Federal, secção Judiciária de Santa Catarina, determina a realização de uma audiência de conciliação no dia 30 de abril de 2019.

 

* 26 de março de 2019: o procurador da República Alisson Nelicio Cirilo Campos promoveu reunião com o prefeito Camilo Martins e os procuradores do município de Palhoça, Luciano Dalla Pozza e Felipe Neves Linhares, autores da ação civil pública movida pelo município contra a Autopista e a ANTT, para tratar dos trâmites da ação e apoiar o município na causa.

 

* 1 de abril de 2019: em resposta às cobranças do município de Palhoça, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) libera o acostamento da BR-101, para o trânsito de veículos leves, das 6h às 23h, entre os quilômetros 210 e 202 em São José, sentido norte.

 

* 3 de abril de 2019: o MPF instaura procedimento investigatório a fim de apurar as causas do atraso da conclusão da obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

 

* 29 de abril de 2019: mais de cinco horas de reunião preparatória para a audiência de conciliação agendada para o dia 30 de abril, com negociação entre os envolvidos e presença do MPF, para definir prazos, multas e exigir a apresentação de um cronograma das obras do Contorno Viário por parte da Autopista.

 

* 30 de abril de 2019: ocorre a audiência de conciliação entre Autopista Litoral Sul, ANTT e Prefeitura de Palhoça, na 4ª Vara Federal, secção Judiciária de Santa Catarina. Na ocasião, o juiz Vilian Bollmann decidiu que a ação ficaria suspensa por 45 dias devido ao pedido da concessionária Arteris, que solicitou "mais tempo para uma definição clara, precisa e técnica".

 

* 13 de junho de 2019: Prefeitura de Palhoça participa de nova reunião, por mais de quatro horas, para tratar sobre o cronograma de execução das obras do Contorno Viário e multas em caso de descumprimento dos prazos. Reunião foi suspensa porque não houve acordo sobre os valores a serem aplicados como multa. 

 

* 4 de setembro de 2019: prefeito Camilo Martins participa de mais uma reunião na sede do MPF, para tratar sobre o cronograma de execução das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Ficou acordado que, no prazo de 30 dias, seria apresentado um documento com a redação das cláusulas que o município de Palhoça entende serem indispensáveis à elaboração de um acordo entre as partes.

 

* 4 de outubro de 2019: prazo de suspensão do processo é prorrogado diante da possibilidade das partes chegarem a um acordo.

 

* 17 de janeiro de 2020: Prefeitura de Palhoça protocola requerimento nos autos do inquérito civil informando que tem interesse no acordo desde que: seja definido prazo para a conclusão das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis; seja fixada multa em caso de descumprimento conforme parâmetros estabelecidos em conjunto com o TCU; necessidade de avaliação e fiscalização periódica da obra; asfaltamento e liberação da terceira faixa da BR-101 no trecho Sul-Norte de Palhoça a Biguaçu; pagamento de indenização por danos morais coletivos, a ser revertido para o Fundo Municipal de Proteção ao Consumidor para fins de investimento em obras de melhoria da mobilidade urbana; transparência com a criação e manutenção de um site em que seja disponibilizado ao público informações e dados precisos e atualizados sobre o cronograma das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis.

 

* 20 de fevereiro: reunião no MPF, em que é assinado um termo de ajuste de conduta (TAC) parcial, que estabelece prazos e possibilidade de multa em caso de descumprimento do cronograma. O documento estabelece que até o dia 5 de março a ANTT deve encaminhar à Autopista os valores relativos ao reequilíbrio fiscal das obras do trecho Sul A (localizado em Palhoça) do Contorno Viário e da terceira faixa da BR-101 sentido Sul-Norte, de Palhoça a Biguaçu; a concessionária tem até o dia 20 de março para acatar ou não os valores apresentados. Determina, ainda, que em 60 dias corridos após a Autopista comunicar à ANTT sobre esses valores, seja publicada no Diário Oficial da União a revisão extraordinária do contrato. A Autopista, ainda, se compromete a iniciar de imediato as obras do trecho Sul do Contorno Viário, concluir e entregar a obra em 36 meses.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg