f7661eb4184be9afd50ddc24deb285fa.jpeg Consumo de água no verão: quanto beber e por que a qualidade é fundamental

3fa3655f4ee9a76b1acd66e60384469b.jpg Gestão de cemitério no Passa Vinte é alvo de operação coordenada pelo MPSC

5e232d082a5f07b98506d203c23e3289.jpeg Águas de Palhoça moderniza cadastro e substitui hidrômetros para garantir mais precisão do consumo

e409ba657bd9c73ed3e469a1e785df60.jpeg Férias de dezembro: confira dicas de especialista para manter a casa segura durante viagens

d26209ba6c2fd1ce12bf906b377e3486.jpeg Eleva Mulher Brasil homenageia 25 líderes na solenidade “Força Motriz”, em Palhoça

65f61e896fbf1759fce13d683f130c06.jpeg Programa Cultivar: iniciativa educacional palhocense tem lançamento na Bahia

8b05b510f132a0830a1485dbc6bb0831.jpeg Escolas Profissionais de Palhoça realizam feiras com exposição e produtos artesanais

7879b89c8afe9886bb5ed0bea5dc7e5d.jpeg Show do cantor Armandinho, na Guarda do Embaú, é o destaque da programação de eventos de verão

7d6045ced795ea5682e84cd876e98f8e.jpeg Livro escrito por alunos da rede municipal será lançado para convidados na terça-feira (2)

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

d79e6d46d1828b9aa171cfc458d48905.jpeg Tainá Hinckel garante título catarinense e vence etapa do São Chico Surf Festival

Medidas restritivas são prorrogadas até dia 26

Com isso, as restrições, que venceriam às 6h de segunda-feira, 12, passam a valer até as 6h de 26 de abril

e3bd360bccb72f1f6486fee1ad96ff7c.jpg Foto: Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A governadora Daniela Reinehr prorrogou por 14 dias o regramento contra a Covid-19 por meio do Decreto nº 1.244, editado e publicado no Diário Oficial (DOE) desta sexta-feira, 9. Com isso, as restrições, que venceriam às 6h de segunda-feira, 12, passam a valer até as 6h de 26 de abril.

A decisão tem embasamento técnico do Centro de Operações de Emergência em  Saúde (Coes), que reúne representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Fecam, Ministério Público, Ministério da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) e entidades médicas.

“Após duas reuniões com o Coes nessa semana, chegou-se à conclusão de que a prorrogação das medidas representa uma proteção importante para a população catarinense no momento. Estamos em constante contato com os setores e com os órgãos de Saúde para construir o melhor modelo de combate à pandemia”, afirmou a governadora.

Após a recomendação do Coes, que conta com o amparo de uma determinação judicial, o Governo do Estado determinou que o quadro seja revisto a cada sete dias, levando em conta o cenário epidemiológico em Santa Catarina. Entre as medidas mantidas, está a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no próprio estabelecimento entre 6h e 22h.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforçou a importância do monitoramento frequente das medidas contra a Covid-19. “A prorrogação do decreto nas mesmas condições do que estava vigente nos permite o acompanhamento das ações que estão sendo desenvolvidas até aqui. Ainda temos alta pressão na rede hospitalar, mas já identificamos desaceleração na taxa de crescimento de casos ativos”, afirmou a secretária.

O Decreto nº 1.244 também adia a suspensão, em todo território catarinense, do acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas. Neste caso, a restrição vale até o dia 30 de abril de 2021.

Carmen Zanotto ainda lembrou que os protocolos de segurança sanitária devem ser cumpridos sempre. “Precisamos manter os cuidados como o uso de máscaras, higienização das mãos, manter o distanciamento e os ambientes arejados”, reforçou.

Regras em vigor:

As restrições em vigor em Santa Catarina, previstas no Decreto nº 1.244, passam a valer até as 6h do dia 26 de abril. Fica suspenso, até 30 de abril de 2021, o acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas.

Fica PROIBIDO, em todos os níveis de risco:

•             O funcionamento de casas noturnas, realização de shows, espetáculos e eventos sociais, inclusive na modalidade drive-in

•             Reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídos excursões e eleições cooperativas

•             Também não podem ocorrer congressos, palestras, seminários, feiras, leilões, exposições e inaugurações

•             O calendário esportivo da Fesporte

•             Concentração e permanência de pessoas em praças, parques, praias, balneários e jardins botânicos;

•             Fornecimento de bebidas alcoólicas com consumo no próprio estabelecimento entre 22h e 6h;

•             Também fica proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ambiente, seja interno ou externo

 

Fica PERMITIDO, com restrições de público ou horário:

•             A realização de cursos presenciais com os devidos cuidados como distanciamento social e uso de álcool em gel

•             Transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual, o limite de ocupação fica estabelecido em 50% por veículo

•             Supermercados liberados a funcionar das 6h às 22h, com 50% da capacidade e com até 2 pessoas por família

•             A prática de atividades esportivas individuais e coletivas de cunho recreativo sem contato físico (atletismo, ginástica, surfe, skate, remo, ciclismo, tênis, entre outras)

 

Fica PERMITIDO, com restrições de público ou horário:

Atividades autorizadas com limite de ocupação de 25%, no horário entre 6h e 22h:

•             Academias e centros de treinamento;

•             Utilização de piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos;

•             Parques temáticos, parques aquáticos e zoológicos;

•             Cinemas e teatros;

•             Circos e museus;

•             Igrejas e templos religiosos, lojas de conveniência em postos de combustível, confeitarias, cafeterias, casas de chás, casas de sucos e lanchonetes.

 

Fica PERMITIDO, com restrições de público ou horário:

•             A utilização de embarcações de esporte e recreio fica restrita a um limite de 50% da capacidade, sendo vedado o amadrinhamento das mesmas;

•             Em agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito, o atendimento deverá ser individual, com controle de entrada e monitoramento do distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas.

 

Horários para o comércio

•             Comércio de rua, excetuando as atividades essenciais, o horário de funcionamento será entre 8h e 20h

•             Shopping centers, centros comerciais e galerias podem funcionar entre 10h e 22h

•             Restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins, a permissão de funcionamento ocorre das 10h às 22h, com limite do ingresso de novos clientes até 21h

•             Demais atividades e serviços privados não essenciais têm permissão de funcionamento das 10h às 19h

 

Serviços autorizados a funcionar 24h:

•             Farmácias, hospitais e clínicas médicas;

•             Serviços funerários;

•             Serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro;

•             Assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;

•             Estabelecimentos que realizem atendimento exclusivamente na modalidade de tele-entrega;

•             Postos de combustíveis;

•             Estabelecimentos dedicados à alimentação e à hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, situados em estradas e rodovias; e hotéis e similares

Multas

•             R$ 500 para quem descumprir o uso da máscara de proteção individual em locais fechados

•             Em caso de reincidência, esse valor é dobrado, ficando em R$ 1.000.

 

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!

 



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg