Novo decreto: mudanças no transporte coletivo

Segundo o documento municipal, publicado na sexta-feira (2), ônibus poderão circular aos sábados, domingos e feriados, com utilização de 70% da capacidade de lotação

c84637e8c4444c58f253a4b39c91ed8a.jpg Foto: DOUGLAS SILVEIRA

Por: Sofia Mayer*

 

A Prefeitura de Palhoça editou, na sexta-feira (2), um novo decreto, que flexibiliza as regras até então definidas para o funcionamento do transporte coletivo municipal e intermunicipal na Grande Florianópolis. O documento prorroga as regras do Decreto 2.666/20, com suas alterações posteriores, agregando algumas atualizações. As mudanças garantem consonância com as portarias do governo do estado.

A alteração mais significativa tem relação com o transporte coletivo, que permite que os ônibus circulem com lotação de 70% da capacidade original, no caso das linhas municipais, e de 50% para as intermunicipais, que são regidas por portaria estadual.

Também ficou determinado que, a partir do dia 3 de outubro, as empresas de transporte coletivo municipal e intermunicipal metropolitano poderão transportar passageiros aos sábados, domingos e feriados, sempre respeitando as normas de segurança e prevenção já estabelecidas, “com horário especial a ser implementado pela concessionária”, segundo o decreto. Outra novidade é a liberação do transporte coletivo para pessoas idosas.

 

Eventos sociais: regras permanecem

Conforme decretos anteriores, eventos sociais só serão autorizados em Palhoça quando a região apresentar “risco potencial alto ou moderado” de transmissão da Covid-19. Segundo o Mapa de Risco, divulgado pelo governo do estado na sexta-feira (2), a Grande Florianópolis segue em “risco potencial grave”.

A partir da autorização, casas noturnas, boates, pubs, casas de show, cinema e teatros poderão funcionar, de forma monitorada, levando em conta a capacidade de 50% e o cumprimento das regras definidas pela Secretaria Estadual de Saúde. 

 

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg