Por: Willian Schütz
Palhoça é famosa pelas praias e pelo verão. Mas o inverno também é rigoroso no município — onde até neve no Cambirela já se viu. Anualmente, o frio traz consigo uma realidade que aflige muitos palhocenses: a vulnerabilidade social. Nas últimas duas décadas, o jornal Palavra Palhocense e seus parceiros têm embarcado em campanhas que ajudam a aquecer quem mais precisa. Uma delas é a campanha Calor no Coração, organizada em parceria com o Shopping ViaCatarina. Em 2025, ano da milésima edição do jornal, a campanha já começou.
Nessas quase 1.000 edições, o jornalismo do Palavra Palhocense já deu voz a muitas campanhas beneficentes. Arrecadações para instituições, campanhas para tratamentos de pessoas com doenças graves e as famosas “campanhas do agasalho” são pautas recorrentes do jornal. Desde 2005, foram feitas centenas de reportagens e notas voltadas a ajudar quem mais precisa.
Algumas dessas matérias marcaram profundamente a história do jornal e sensibilizaram a equipe de redação. O editor-chefe, Alexandre Bonfim, lembra que a campanha Calor no Coração nasceu de uma reportagem que foi, ao mesmo tempo, um choque de realidade e um chamado à ação.
“O Calor no Coração começou, de forma muito prática, a partir de uma matéria que nós fizemos, cuja capa do jornal era toda em preto e branco e trazia a frase: ‘Quando o frio bate à porta’. Ela saiu lá no começo do jornal, logo nos primeiros anos”, relembra Alexandre Bonfim.
O objetivo, segundo ele, era jogar luz sobre uma realidade que, muitas vezes, passa despercebida durante o inverno: o frio que atinge as famílias em situação de vulnerabilidade.
“A nossa intenção, naquela época, era mostrar que tinha muita gente em Palhoça que passava frio. Visitamos a casa de uma senhora que morava com a filha e mais duas netas. A casa era de madeira, mas não tinha aquela madeirinha que chamamos de ‘tapa-junta’, que vai entre as tábuas. Então, o vento da madrugada passava direto para dentro da casa delas”, conta o jornalista.
A cena que a equipe de reportagem encontrou foi impactante. “Elas precisavam dormir no chão, todas abraçadas, para tentar não passar tanto frio. O sonho daquela mulher era ter um fogão a lenha”, recorda Bonfim.
A repercussão da matéria não demorou. Pouco depois da publicação, um empresário da cidade, que preferiu não se identificar, procurou o jornal disposto a ajudar. “Ele viu a matéria, não quis se identificar, e doou um fogão a lenha para elas se aquecerem. Foi uma das coisas mais lindas que já aconteceram na história do jornal. Aquilo nos tocou muito e mostrou como, às vezes, nosso papel é simplesmente fazer essa ponte: dar voz, mostrar a realidade e aproximar quem pode ajudar de quem precisa”, relata.
Foi a partir desse episódio que surgiu a ideia de transformar aquela mobilização pontual em uma campanha anual, organizada de forma estruturada, para enfrentar o frio que atinge tantas famílias em Palhoça. Assim nasceu a campanha Calor no Coração, que se tornou tradição no município, sempre em parceria com o Shopping ViaCatarina.
“Sempre muito envolvido com as questões da cidade e preocupado com a realidade do entorno, o ViaCatarina logo veio junto nessa campanha. Uma campanha que já abraçou milhares e milhares de pessoas durante todos esses anos”, destaca Alexandre.
O editor-chefe também ressalta que, desde o início, o grande diferencial da campanha foi sua agilidade na distribuição das doações. “Mais uma vez, nosso papel é aproximar as pontas — de quem sabe onde estão as pessoas que precisam, e de quem tem condições de doar. Durante essa trajetória, sempre contamos com associações e grupos que fazem esse trabalho voluntário e que conseguem levar as doações, com precisão, até quem realmente precisa”, reforça.
Calor no Coração 2025
O trabalho solidário da campanha Calor no Coração ocorre anualmente, sempre partindo da parceria entre o semanário mais antigo da cidade com o shopping de Palhoça. O intuito é ajudar a aquecer os lares das famílias de Palhoça que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Essa iniciativa já é uma tradição na cidade. São milhares de peças arrecadadas todos os anos. Essas roupas e cobertores têm distribuição feita por instituições atuantes na cidade.
Em 2025, não é diferente. Desde segunda-feira (17), o ViaCatarina é ponto de arrecadação da campanha Calor no Coração. Funciona assim: caixas temáticas da campanha estão espalhadas nos corredores do shopping. Nesses pontos, é possível depositar roupas, cobertores e calçados em bom estado. Todos os itens são encaminhados para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
De lote em lote, as doações são encaminhadas ao grupo Mães do Frei e à direção das Abelhinhas Operárias. Essas entidades beneficiadas atuam em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social no território palhocense. Após o recebimento, as instituições fazem a triagem e o encaminhamento das peças para as famílias que necessitam.
A campanha conta com o apoio da Jota’s Empreendimentos Imobiliários, Gráfica Digital7 e da faculdade Fadesc Uniasselvi.
Um ano especial
A campanha do agasalho é uma realidade local a cada inverno. Mas neste ano, ela ocorre em paralelo à celebração de um dos momentos mais emblemáticos do Palavra Palhocense: a milésima edição, que será publicada no dia 3 de julho — nesse mesmo período, as arrecadações seguirão em plena atividade no ViaCatarina. Isso porque a mobilização da Calor no Coração deve se estender até meados de agosto.