49ae8421ab75cbf28cc18331da636ff5.jpeg Vai Construir ou Reformar? Faça o planejamento do saneamento e da nova ligação de água

7b9e2f2d0197808e2604a4211078d70b.png Após incêndio, Shopping ViaCatarina aguarda laudos e projeta reabertura

c02ae66d3ae10128cf0178b1d6495848.jpeg Hospital de Olhos Lions de Santa Catarina celebra um ano de funcionamento em Palhoça

16423a60d7d6f992f155ece7aa967a14.jpg Vereador Mário Cesar Hugen apresenta Indicações na Câmara

c21023e46b8a58a8bef54e7219a0f90e.jpeg Neste domingo (16): evento de carros antigos ajudará palhocense que luta contra o câncer

facf8bd9aec22db38fe77557060b6bc2.jpeg Apae de Palhoça realiza Jantar Dançante neste sábado (15)

c1fb61f80648009ddd4fb1741acee019.jpeg Turnê de lançamento do EP ‘Invisível Social’ tem evento final neste sábado (15)

0a2500044fb45b77735086ddd3c5a73e.jpeg Camila Fremder chega a São José com o podcast “É Nóia Minha?”

b7e916bd3184567010229097c7a52f48.jpeg Peça ‘Nossa Senhora do Desterro’ tem seis apresentações confirmadas em Florianópolis

8ed19d9497b2d74f9ef9ea66e4e69583.jpeg De Palhoça para o Japão, Diogo Trindade participa de treinos para o The Summer Deaflympics 2025

b70a839174dd3cf06fb26f64af7c8a65.jpeg Equipe Moto14 celebra pódio na Anittapolis Road Race

a04e05b18ec50db97df04ea1b4028d58.jpeg Meninos da Vila Palhoça vivem semana de avaliação no Santos Futebol Clube

0fb346e63e501fe694f78334c85d193b.jpeg Etapa da Taça Brasil registra disputas em altas ondas nesta quinta-feira (30), na Guarda do Embaú

66c167d4672495f8d471b15cf0d31fdb.jpg Taça Brasil reúne 181 surfistas na praia da Guarda do Embaú

Palavra Palhocense e parceiros realizam campanha Calor no Coração 2025

Jornal, que está em meio à contagem regressiva para a edição 1.000, é sempre parceiro de ações sociais

d78b841be8dd802b1e07338b9734338c.png Foto: ARTE

Por: Willian Schütz

 

Palhoça é famosa pelas praias e pelo verão. Mas o inverno também é rigoroso no município — onde até neve no Cambirela já se viu. Anualmente, o frio traz consigo uma realidade que aflige muitos palhocenses: a vulnerabilidade social. Nas últimas duas décadas, o jornal Palavra Palhocense e seus parceiros têm embarcado em campanhas que ajudam a aquecer quem mais precisa. Uma delas é a campanha Calor no Coração, organizada em parceria com o Shopping ViaCatarina. Em 2025, ano da milésima edição do jornal, a campanha já começou. 

Nessas quase 1.000 edições, o jornalismo do Palavra Palhocense já deu voz a muitas campanhas beneficentes. Arrecadações para instituições, campanhas para tratamentos de pessoas com doenças graves e as famosas “campanhas do agasalho” são pautas recorrentes do jornal. Desde 2005, foram feitas centenas de reportagens e notas voltadas a ajudar quem mais precisa. 

Algumas dessas matérias marcaram profundamente a história do jornal e sensibilizaram a equipe de redação. O editor-chefe, Alexandre Bonfim, lembra que a campanha Calor no Coração nasceu de uma reportagem que foi, ao mesmo tempo, um choque de realidade e um chamado à ação.

“O Calor no Coração começou, de forma muito prática, a partir de uma matéria que nós fizemos, cuja capa do jornal era toda em preto e branco e trazia a frase: ‘Quando o frio bate à porta’. Ela saiu lá no começo do jornal, logo nos primeiros anos”, relembra Alexandre Bonfim.

O objetivo, segundo ele, era jogar luz sobre uma realidade que, muitas vezes, passa despercebida durante o inverno: o frio que atinge as famílias em situação de vulnerabilidade.

“A nossa intenção, naquela época, era mostrar que tinha muita gente em Palhoça que passava frio. Visitamos a casa de uma senhora que morava com a filha e mais duas netas. A casa era de madeira, mas não tinha aquela madeirinha que chamamos de ‘tapa-junta’, que vai entre as tábuas. Então, o vento da madrugada passava direto para dentro da casa delas”, conta o jornalista.

A cena que a equipe de reportagem encontrou foi impactante. “Elas precisavam dormir no chão, todas abraçadas, para tentar não passar tanto frio. O sonho daquela mulher era ter um fogão a lenha”, recorda Bonfim.

A repercussão da matéria não demorou. Pouco depois da publicação, um empresário da cidade, que preferiu não se identificar, procurou o jornal disposto a ajudar. “Ele viu a matéria, não quis se identificar, e doou um fogão a lenha para elas se aquecerem. Foi uma das coisas mais lindas que já aconteceram na história do jornal. Aquilo nos tocou muito e mostrou como, às vezes, nosso papel é simplesmente fazer essa ponte: dar voz, mostrar a realidade e aproximar quem pode ajudar de quem precisa”, relata.

Foi a partir desse episódio que surgiu a ideia de transformar aquela mobilização pontual em uma campanha anual, organizada de forma estruturada, para enfrentar o frio que atinge tantas famílias em Palhoça. Assim nasceu a campanha Calor no Coração, que se tornou tradição no município, sempre em parceria com o Shopping ViaCatarina.

“Sempre muito envolvido com as questões da cidade e preocupado com a realidade do entorno, o ViaCatarina logo veio junto nessa campanha. Uma campanha que já abraçou milhares e milhares de pessoas durante todos esses anos”, destaca Alexandre.

O editor-chefe também ressalta que, desde o início, o grande diferencial da campanha foi sua agilidade na distribuição das doações. “Mais uma vez, nosso papel é aproximar as pontas — de quem sabe onde estão as pessoas que precisam, e de quem tem condições de doar. Durante essa trajetória, sempre contamos com associações e grupos que fazem esse trabalho voluntário e que conseguem levar as doações, com precisão, até quem realmente precisa”, reforça.

 

Calor no Coração 2025

O trabalho solidário da campanha Calor no Coração ocorre anualmente, sempre partindo da parceria entre o semanário mais antigo da cidade com o shopping de Palhoça. O intuito é ajudar a aquecer os lares das famílias de Palhoça que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

Essa iniciativa já é uma tradição na cidade. São milhares de peças arrecadadas todos os anos. Essas roupas e cobertores têm distribuição feita por instituições atuantes na cidade. 

Em 2025, não é diferente. Desde segunda-feira (17), o ViaCatarina é ponto de arrecadação da campanha Calor no Coração. Funciona assim: caixas temáticas da campanha estão espalhadas nos corredores do shopping. Nesses pontos, é possível depositar roupas, cobertores e calçados em bom estado. Todos os itens são encaminhados para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

De lote em lote, as doações são encaminhadas ao grupo Mães do Frei e à direção das Abelhinhas Operárias. Essas entidades beneficiadas atuam em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social no território palhocense. Após o recebimento, as instituições fazem a triagem e o encaminhamento das peças para as famílias que necessitam.

A campanha conta com o apoio da Jota’s Empreendimentos Imobiliários, Gráfica Digital7 e da faculdade Fadesc Uniasselvi. 

 

Um ano especial

A campanha do agasalho é uma realidade local a cada inverno. Mas neste ano, ela ocorre em paralelo à celebração de um dos momentos mais emblemáticos do Palavra Palhocense: a milésima edição, que será publicada no dia 3 de julho — nesse mesmo período, as arrecadações seguirão em plena atividade no ViaCatarina. Isso porque a mobilização da Calor no Coração deve se estender até meados de agosto.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: ARTE ARTE
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg