Palhoça chega a 25 mortes por Covid-19

Números foram atualizados nesta quarta-feira (29)

117ae69c20b4ae8d99d520a49f87d65b.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

O boletim epidemiológico atualizado na noite desta quarta-feira (29) pela Secretaria Municipal de Saúde registrou a 25ª morte por Covid-19 no município desde o início da pandemia. O óbito informado foi o de um homem de 66 anos, morador da Ponte do Imaruim, que tinha registro de comorbidades.

Palhoça registra 2.454 casos de Covid-19, sendo que 1.195 pacientes já estão recuperados e 1.234 seguem sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.

O município realizou, até aqui, 5.709 testes, com 2.735 suspeitas descartadas; outras 500 pessoas ainda aguardam o resultado dos exames.

Casos por bairro

272 casos - Ponte do Imaruim
246 casos - Bela Vista
216 casos - São Sebastião
183 casos - Aririú
150 casos - Barra do Aririú 
142 casos - Passa Vinte 
137 casos - Centro
102 casos - Caminho Novo 
89 casos - Guarda do Cubatão e Jardim Eldorado
85 casos - Pedra Branca
77 casos – Pachecos
75 casos - Rio Grande
73 casos – Praia de Fora
65 casos - Pagani
62 casos - Alto Aririú
51 casos - Brejaru
48 casos - Madri
47 casos - Nova Palhoça 
37 casos - Jardim Aquárius e Enseada de Brito 
34 casos - Aririú da Formiga
21 casos - Pinheira
19 casos - Frei Damião e Passagem do Maciambu 
13 casos - Furadinho e Vila Nova
11 casos - Pontal
8 casos - Praia do Sonho
6 casos - Jardim das Palmeiras
5 casos – Laranjeiras
4 casos - Jardim Coqueiros
3 casos - Guarda do Embaú e Ponta do Papagaio
2 casos – Albardão
1 caso - Jaqueira e Praia do Meio

* Outros 4 pacientes não tiveram o endereço identificado e 4 pacientes registraram residência em outro município


Expansão da testagem

A Prefeitura de Palhoça está adotando novas medidas no enfrentamento à pandemia do coronavírus, com base em relatórios que indicam um aumento no número de infectados. Na relação de novas iniciativas sugeridas pelo prefeito Camilo Martins, constam a aquisição de mais 10 mil testes rápidos e testes PCR (tipo de teste que apresenta resultados mais fidedignos), objetivando um melhor atendimento.

O cronograma da Secretaria Municipal e Saúde indica que pacientes sintomáticos serão testados, com teste rápido ou PCR, dependendo da janela de contaminação. 

O paciente que estiver apto para realizar o teste rápido fará no momento da consulta. Já o paciente que necessitar do PCR sairá da consulta com o teste agendado, o que ocorrerá em até 72 horas.

Além disso, a Prefeitura criou um novo canal para a população, a Ouvidoria Covid. Por meio do número 3220-0300, opção 9, os moradores podem encaminhar sugestões, denúncias, reclamações ou elogios pelo desempenho das entidades públicas de saúde no município.

Nesta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde expandiu o sistema de testagem em Palhoça, que agora conta com quatro pontos de coleta do teste PCR para Covid-19 no sistema drive-thru: Hospital de Olhos, no Pagani; Estação Palhoça, na Ponte do Imaruim; Complexo Dom Jaime, no Bela Vista; e na Pinheira, próximo à unidade de saúde.

Os pacientes que estão sendo atendidos no sistema drive-thru passaram por unidades de saúde previamente, foram notificados como casos suspeitos e encaminhados à testagem! Se você apresentar quadro respiratório agudo, febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, procure uma unidade de saúde para avaliação. 


Decreto prorrogado

Ainda preocupados com o avanço da Covid-19 na região, os prefeitos de Palhoça, Florianópolis, São José e Biguaçu decidiram reeditar o decreto conjunto, em que estabeleceram medidas uniformes de isolamento social nos quatro municípios.

O novo decreto entrou em vigor na sexta-feira (24) e vale por 14 dias – com a possibilidade de ser revisto nesse período.

A única modificação em relação ao decreto anterior, que foi publicado no dia 11 de julho, foi a retirada da obrigação de entrada de uma única pessoa por família nos supermercados – até porque, não vinha sendo respeitada pelos consumidores.

O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, justifica a medida: “Infelizmente, tivemos que tomar essa medida por mais 14 dias. São medidas restritivas, que fazem com que as pessoas fiquem mais isoladas, para que a gente possa enfrentar esta situação muito grave que estamos vivendo nesta pandemia”.

Clique e veja o decreto na íntegra!

 

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg