A Secretaria de Saúde entregou, na última quarta-feira (24), mais uma ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município. A entrega foi acompanhada por autoridades, como o prefeito de Palhoça, Camilo Martins (PSD); o deputado estadual Nazareno Martins (PSB); e o secretário municipal de Saúde, Rosiney Horácio. “Só temos a agradecer, em nome da população, pelo serviço prestado por esses anjos”, celebra o secretário.
A comemoração é ainda maior, pelo histórico recente de aquisição de veículos. A Secretaria de Saúde vem ampliando a frota: no segundo semestre de 2018, o município já havia recebido uma ambulância de suporte básico para o Samu. No início de 2019, chegaram mais duas ambulâncias, uma para a unidade de pronto atendimento (UPA) do Bela Vista e outra para o pronto atendimento da Pinheira; e em junho, chegou a segunda unidade de suporte básico para o Samu. Também em junho, o Samu Estadual, atuante em Palhoça, recebeu uma nova unidade de suporte avançado, uma unidade Alfa, que é a UTI móvel, utilizada em casos mais graves.
A Samu é um serviço que atende a população durante 24 horas por dia, sete dias por semana, através de uma central de regulação que pertence ao estado, de onde são despachadas as ocorrências. Com as duas unidades de suporte básico funcionando, a expectativa é a de possibilitar em torno de 600 atendimentos ao mês. “Com duas ambulâncias básicas, diminui bem mais o tempo de resposta, sendo que cada minuto conta. Sabemos que trabalhamos com vida, então, cada minuto é muito importante. Graças a Deus, duas ambulâncias para o município vão fazer muita diferença, considerando a extensão do município”, comenta o socorrista, condutor e técnico de enfermagem Gabriel W. Coelho.
05/12/2024
02/12/2024
02/12/2024