701f577fca6211ae1e2c22b2fac6add9.png Aniversário de Palhoça é marcado por edições especiais

f408a4e9012d75289e3b46e698e0854f.jpeg Palhoça celebra 131 anos de emancipação com destaque nacional

7af02e57907cd7f77d6b77ca5cf22d1b.jpeg Ideia foi apresentada nesta quarta-feira (23), pelo governador Jorginho Mello (D), em Brasília

066e36485bda21d774225753bd38d7ac.jpeg Palhoça Rodeio registra sucesso de público na programação de aniversário da cidade

8f5fab59f3cef9c0d3c206950aac5be1.png Fundação Municipal de Esporte e Cultura lança Edital Cultura Viva

092029f23b0120d0c9f08dc5dce8e8f2.jpeg Nova canção da banda Nós Naldeia é sucesso nas plataformas digitais

e72fc6633b486ac496ce4b12140303a5.jpeg Surfista de apenas sete anos representa Palhoça em competições

5bc0563a65cf3a0e44b6db888bf7a7a8.jpeg Equipe de Palhoça participa do Catarinense de Automobilismo neste fim de semana

c99e04c6c003ef841c89a60fad793a08.jpg Deputado Camilo Martins recebe campeã de muay thai que representará Santa Catarina na Tailândia

fe53249c1e5c8eda6f4e9a9644343a8a.jpeg “Tainá” foi dirigido por Renata Massetti e tem a atleta da Guarda do Embaú como protagonista

2b2108ddd734a84ab88bc1860b06c321.jpg Equipe da Associação Laura dos Santos é destaque em competição nacional de jiu-jitsu

Palhoça registra nova vítima de afogamento

Morte aconteceu na Guarda do Embaú. Foi a terceira, em menos de um mês

afc59c5f4661e2dcad30616f40c78295.jpg Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO

A temporada de verão nem começou e o litoral palhocense já registra três mortes em consequência de afogamento. O incidente mais recente aconteceu na tarde de domingo (18), na Guarda do Embaú, quando o Corpo de Bombeiros resgatou três pessoas que estavam em um costão e caíram no mar. Uma delas não resistiu e acabou falecendo.

Um homem de 31 anos e quatro menores estavam no costão e se preparavam para tirar uma foto quando foram surpreendidos por uma onda. Dois deles caíram nas pedras, e outros três foram lançados ao mar. Surfistas avistaram populares acenando de cima das pedras e acionaram a guarnição do Corpo de Bombeiros, que tem feito o monitoramento das principais praias aos finais de semana e feriados - a tradicional Operação Verão, que conta com guarda-vidas em todas as praias diariamente, só inicia em 15 de dezembro.

O guarda-vidas civil Alex e o cabo Búrigo (guarda-vidas militar) se deslocaram até o local em um jet-ski e conseguiram resgatar do mar duas vítimas com vida, um menino de nove anos e um adolescente de 17 anos, ambos extremamente fadigados. Eles contaram que a terceira pessoa do grupo que havia caído na água, um homem de 31 anos, havia submergido. Os bombeiros deixaram os menores na praia e voltaram para o local da queda para procurar a terceira vítima.

Um tripulante da equipe do helicóptero Arcanjo, que chegou em apoio ao resgate, saltou para auxiliar o guarda-vidas civil Alex a retirar o homem da água - ele permaneceu cerca de 15 minutos submerso. Os três foram resgatados da zona crítica com o apoio do jet-ski. Assim que chegaram à praia, os socorristas iniciaram o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar até a chegada da equipe médica que estava em cima do morro, próxima ao costão, onde foi deixada pela aeronave. A equipe médica assumiu a situação e logo o paciente foi reanimado, estabilizado e conduzido ao Hospital Universitário, mas não resistiu ao trauma do afogamento e acabou falecendo. “As vítimas estavam em local bastante perigoso e que possui recomendações para evitar as pedras e cuidar com os perigos do local”, informa o primeiro-tenente Marcelo Pereira.

Mesmo depois do incidente, os bombeiros flagraram novamente pessoas nos locais de risco. “Precisamos alertar acerca dos perigos de subir nos costões para fazer fotografias e lembrar que mesmo em uma praia com a presença da segurança dos guarda-vidas, eles não estão em todos os locais e parte da segurança deve ser feita também pelo turista, que deve evitar locais perigosos como o da situação narrada”, observa.

O bombeiro mostra um vídeo de um rapaz que foi orientado pelos guarda-vidas e mesmo assim ignorou as orientações e foi até a ponta das pedras, onde havia ondas quebrando, para tirar fotografias. “Mesmo conversando e orientando, as pessoas são teimosas”, lamenta o tenente Pereira.

 

Outras mortes

As outras duas mortes aconteceram há menos de um mês: um homem morreu afogado na Enseada de Brito, no dia 31 de outubro, e outro, na própria Guarda do Embaú, no dia 5 de novembro.

 

Orientações

Previna-se

O serviço de guarda-vidas funciona das 8h às 20h
Preste atenção nas bandeiras de sinalização de praia
Evite entrar no mar e rios que não conhece
Cuidado com as correntes de retorno e buracos (sinalizados pelos guarda-vidas)
Evite ingerir bebidas alcoólicas e entrar na água
Cuidado com os costões e as fotografias muito perto da quebra das ondas
Cuidado com os animais peçonhentos durante as trilhas
Não mergulhe de costões e pedras
Não deixe crianças sozinhas na água
Se for utilizar caiaque ou pranchões, use o colete salva-vidas
Evite nadar sozinho
Na Guarda do Embaú deve ser tomado um cuidado muito especial no rio, é muito perigoso, com correntes fortes e buracos
Em qualquer incidente, entre em contato com os Bombeiros pelo número 193



Tags:
Vídeos relacionados:
Play Afogamento de três turistas na Guarda do Embaú

Afogamento de três turistas na Guarda do Embaú

Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg