348fb0db7cc2e71c5528e855238e6a78.jpeg Águas de Palhoça revitaliza estrutura da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Madri

dbdbff5b3a0cc5676104c7151df10e52.png Capivaras: MP cobra ações para controle de carrapatos no Lago da Pedra Branca

ad01584f9b0fbd222db5f238bbba3dbc.jpg Regional da Grande Florianópolis promove integração entre presidentes

f32e2f350a35a64ec90dc89edfead7c9.jpeg Força-tarefa descobre galpões com fios de cobre e 200 hidrômetros que teriam sido furtados

3465cb03677ec9c5346a82f90f96735b.jpeg Criança é resgatada após afogamento, na Guarda do Embaú

7555e672f40300d7639250d3e56d73fa.png Cineclube do CEU retoma atividades com mostra de filmes com Fernanda Torres

ea94598978aa913f40f763862e196cdd.jpg Artista plástica de Palhoça é finalista em concurso nacional de ilustração

63825190fbc56186f0ce9570040085fc.jpeg Inscrições abertas para os cursos culturais no Casarão da Enseada

ec8be5fd4e8c027fb6adac3ed4c31753.jpeg Banda Theatro dos Bonecos realiza show beneficente em prol de adolescente com câncer

77ab82903a9eec5b5926cacc6c157f7c.jpeg Carnaval 2025: Nação Guarani divulga ensaios e preparativos para o Desfile das Escolas de Samba

faea78630f95b3b85b43ef20432a3033.png Surfe: documentário relembra temporada histórica de Ricardinho no Havaí

5b7963c4cf1af37ec5a98a9696fb6d6e.jpeg Beach Tennis Pinheira tem número recorde de inscritos

e0490d47f9b0f1997a866b095e008de2.jpeg Programação esportiva movimenta o verão nos balneários de Palhoça

61890230384c4c3fb83ab638c48177cf.png Dia Municipal do Surf é celebrado com tributo ao surfista Ricardinho, na Guarda do Embaú

Palhoça se mobiliza em campanhas do agasalho

Várias entidades e empresas têm se organizado para aquecer o inverno de pessoas em situação de vulnerabilidade social

cda91f256ad20b0c1046bed2054fc015.jpeg Foto: REPRODUÇÃO INTERNET

Por: Willian Schütz*

O inverno já trouxe seus primeiros dias de frio em 2021. E, como sempre, a tendência é a de que as temperaturas caiam no decorrer deste e dos próximos meses. Por isso, instituições, empresas e entidades de Palhoça já estão se mobilizando para promover a ação de inverno popularmente conhecida como “campanha do agasalho”.  

Neste ano, ainda com o cenário econômico fragilizado por conta dos impactos da pandemia, há ações que vão além da arrecadação de agasalhos, com o objetivo de combater com mais afinco a vulnerabilidade social. Assim, a demanda para atendimento dos mais necessitados no município aumentou, segundo profissionais da área social de Palhoça.

Desta forma, durante o inverno de 2021, diversas campanhas solidárias ocorrerão no município, cada uma com suas particularidades. 

Entre as instituições que estão se mobilizando, figuram forças comerciais, religiosas e empreendedoras. Algumas delas já estão aceitando doações. 


Calor no Coração

O Shopping ViaCatarina e o jornal Palhocense promovem a campanha do agasalho “Calor no Coração”, que a cada ano busca sensibilizar os frequentadores para a doação de roupas, cobertores e calçados em bom estado, destinado aos palhocenses em situação de vulnerabilidade social. E neste ano, as doações serão entregues para instituições e entidades como o Corpo de Bombeiros e o Grupo Abelhinhas Operárias, entre outras.

As caixas para recebimento de doações poderão ser encontradas nos corredores de acesso às lojas do ViaCatarina a partir desta sexta-feira (28), e o período da campanha se estenderá até meados de agosto próximo. “A chegada do inverno é sempre uma oportunidade para que as famílias que têm mais condições façam doações daquilo que está em desuso no guarda-roupa, beneficiando quem mais precisa”, afirma o superintendente do ViaCatarina, Jânio Bezerra.

De acordo com Alexandre Bonfim, editor-chefe do Palhocense, “a campanha Calor no Coração se fortalece em 2021 como a mais antiga de Palhoça, em um momento em que nunca foi tão importante doar”. “O resultado da enquete que fizemos entre os leitores do Palhocense nesta semana mostrou um baixo índice de pessoas com agasalhos para doação neste inverno. Por isso, não podemos ficar com roupas guardadas sem uso no guarda-roupas”, reforça o editor-chefe.

A campanha também conta com o apoio da Jotas Empreendimentos Imobiliários.


Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré

Com o lema “Quem tiver duas túnicas, dê uma para quem não tem”, que cita uma passagem bíblica, a Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré está aceitando doações de peças de roupas e itens de higiene pessoal. 

A campanha promovida pela igreja ocorrerá até o dia 6 de junho e tem como pontos de depósito de doações: a Igreja Matriz, no Centro da cidade; a Agropecuária Manini, também no Centro; Salão Ju Cabelereira (Centro); Acla Decorações, na Ponte do Imaruim; e Condomínio Residencial Mirante das Águas, na Pedra Branca. 

Nesta campanha, além de peças de roupas dos mais variados tipos e tamanhos, serão aceitas máscaras novas, sabonetes, absorventes íntimos, itens de higiene bucal e álcool em gel. Os itens terão como fim instituições de caridade situadas no município.


Câmara dos Dirigentes Lojistas 

Uma das instituições que costuma ser ativa nas questões sociais de Palhoça é a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Diante da atual realidade socioeconômica provocada pela pandemia, a CDL de Palhoça uniu-se ao Corpo de Bombeiros, ao jornal Palavra Palhocense e ao Consulado de Luxemburgo em Palhoça para lançar a campanha “Mão Amiga – Por uma Palhoça Sem Frio e Sem Fome”. 

O planejamento da campanha da CDL já está em suas últimas definições e as ações devem ser iniciadas nos próximos dias, com divulgação no perfil @cdlpalhoca no Instagram. 

A campanha pretende arrecadar roupas e agasalhos, além de alimentos não perecíveis. 

As doações depositadas nos pontos de coleta determinados pela CDL serão distribuídas pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Palhoça, que já possui um cadastro municipal listando entidades carentes ou pessoas em situação de vulnerabilidade.

A CDL expressou, através de nota, que a expectativa é a de que as doações cheguem em grandes quantidades, para alcançar o maior número possível de pessoas em situação adversa. “Por mais que estejamos todos passando por dificuldades, há aqueles que estão em situação muito pior. Por isso, não há como fechar-se os olhos para essa situação e fazer de conta que o problema não é com a gente. A fome e o frio serão sempre, sim, também um problema de cada um de nós”, avalia o empresário Joel Aterino de Souza, diretor de Comunicação da CDL.


Corpo de Bombeiros anuncia campanha

O Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça receberá doações de roupas, cobertores e alimentos não perecíveis até o dia 11 de junho.

Por conta da pandemia, alguns cuidados devem ser tomados na hora das pessoas levarem suas doações: as roupas devem estar limpas e higienizadas; quem for doar deve estar utilizando máscara; as doações devem estar em sacolas plásticas. Para evitar aglomerações, também é indicado que, quem for ao local, vá sozinho. A caixa coletora deverá ficar em um local aberto. 

Entre os diversos pontos de coleta, estão: todas as escolas municipais de Educação Básica, todas as unidades básicas de saúde de Palhoça e a Câmara Municipal. Em comércios, as doações também podem ser deixadas na ViaPlacas (Centro), Shopping ViaCatarina (Pagani), Supermercado Santos (Centro e Pinheira), Supermercado KM2 (Passagem do Maciambu), Mercado Santo Antônio (Mar Aberto), entre muitos outros. A lista completa pode ser conferida no perfil do @cbmsc.palhoca no Instagram.  


Projeto Doe Calorias

Promovido pela grife esportiva Legrieg Athletic, na Pedra Branca, o projeto Doe Calorias beneficia 90 crianças da comunidade Frei Damião, através do projeto Dorcas. Tudo isso, unindo a prática de esporte e de solidariedade.

A primeira etapa do projeto, inédito no mundo, consiste em computar as calorias gastas pelos atletas do Legrieg Running Club (LRC) - o clube de corrida da marca - e transformá-las em alimentos. A "transformação" gera quantidade de pães diários necessários para abastecer e alimentar as crianças do projeto, que ainda levam algumas unidades para suas casas.

Os alimentos já eram uma necessidade em abril de 2020, quando o projeto iniciou. Só que mais de um ano depois, o projeto foi ampliado e, a partir deste mês, além das calorias gastas pelos participantes do Legrieg Running Club, cada peça de roupa da Legrieg Athletic vendida será transformada em calorias doadas em forma de alimento. "Apesar de ser um projeto autoral da Legrieg Athletic, queremos que o Doe Calorias se propague pelo Brasil, seja através das nossas lojas, do nosso clube de corrida ou de parceiros nossos ", conta o idealizador, JB Barone.


“Aqueça com amor, doe um cobertor”

O Centro Espírita Caminhos do Amor, localizado no bairro São Sebastião, também está com uma campanha solidária. Durante a ação “Aqueça com amor, doe um cobertor”, estão sendo aceitas doações financeiras e de cobertores, que terão como destino as famílias em vulnerabilidade social do bairro Frei Damião. 

Os cobertores podem ser deixados no centro espírita, que fica na rua Dedaleiros, número 76. Mais informações podem ser consultadas pelo WhatsApp: 98455-3583. 

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: REPRODUÇÃO INTERNET ARQUIVO/JPP
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg