Palhoça segue com 2 pontos impróprios para banho

Dos sete pontos onde há coletas pelo IMA, cinco apresentaram resultados positivos para balneabilidade

f344017827291e0cc717420aa85c11e5.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO IMA

 

A nova pesquisa de qualidade da água do mar aponta que 67,1%  dos pontos analisados pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA/SC) estão próprios para banho no estado. As análises foram realizadas entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2021, em 231 pontos espalhados pelo litoral.

Em Palhoça, dos sete pontos onde há coletas, cinco apresentaram resultados positivos para balneabilidade. Os dois pontos impróprios seguem sendo o de coleta na Guarda do Embaú e na Praia de Fora (veja imagem com o quadro completo).


As coletas e amostragens são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Os técnicos do órgão ambiental  realizam as coletas e amostragens da água do mar a até um metro de profundidade, na quantidade de 100 mililitros. As amostras recolhidas são submetidas a exames bacteriológicos durante 24 horas. Os aspectos levados para às análises de balneabilidade são: 1) condições de maré; 2) incidência pluviométrica das últimas 24 horas no local; 3) temperatura da amostra e do ar no momento da coleta; 4) imediata condução para pesquisa em crescimento bacteriano.

A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
 
O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura. A próxima atualização ocorre no dia 22 de janeiro.

 

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO IMA DIVULGAÇÃO IMA
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg