dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

Palhocense e astro mexicano apresentam carro com turbina de avião em competição internacional

Maykon Siqueira e Martín Vaca construíram um veículo que ultrapassa a marca dos 450 km/h

ce2668726f42dfb789ccd4f350420e77.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Willian Schütz

 

Pode parecer coisa de filme de ficção, mas ele existe. Um carro com turbinas de avião e que ultrapassa a velocidade de 450 km/h. Esse projeto desafiador foi construído pelo apresentador de televisão mexicano Martín Vaca, com ajuda do empresário palhocense e entusiasta do automobilismo Maykon Siqueira, que também pilotou o veículo. 

Martín e Maykon uniram forças para apresentar um carro com turbinas de aeronaves e que atinge velocidades incríveis. O desafio foi para o evento 1/4 de Milha de Durango, realizado nos dias 14 e 15 de setembro. Na ocasião, foram apresentados dois carros com turbinas de avião, incluindo um jet car, modelo J34-WE-34, da marca Westinghouse, construído pela dupla.    

Segundo Maykon, os carros apresentados no evento chegam a mais de 450 km/h em apenas cinco segundos e em 400 metros. Toda essa potência exigiu um projeto de grande complexidade. O jet car foi apresentado pela primeira vez em 2022, no programa  “Mexicânicos”, apresentado por Vaca no canal Discovery Turbo. Naquele episódio do carro com turbinas, Maykon foi um dos convidados e ajudou a ativar e a construir o veículo. “Foi uma experiência incrível poder conhecer e aprender esse tipo de mecânica”, relembra.

Ao ser perguntado sobre a experiência de pilotar um veículo tão potente, o palhocense fala sobre liberdade: “A sensação de liberdade pode ser descrita de diversas formas. Porém, ficar amarrado a um minúsculo banco de alumínio, e atrás uma gigantesca turbina com 10 mil cavalos vapor derivada de um jato da Marinha americana e fixada em um chassi tubular, capaz de atingir os quinhentos quilômetros por hora em menos de seis segundos, poderia ser considerado liberdade? Para mim, sim”.

“Eu já tinha visto outros modelos de jet cars em uma competição nos Estados Unidos. Achei demais todo aquele barulho infernal e as gigantescas labaredas provocadas pelo afterburner, mas nem de longe imaginava que um dia estaria sentado em um”, acrescenta.

Agora, em 2024, o palhocense teve a oportunidade de revisitar esse veículo tão diferente. “Eu estava nos Estados Unidos, na Flórida, e vim participar deste evento a convite do Martín. Estou muito feliz e eternamente agradecido a meu amigo por ter confiado em mim como piloto e por ter realizado um sonho desde quando vi um carro desses pela primeira vez”, afirma Maykon. 

Ainda segundo ele, “a aceleração do veículo é muito forte e chega a ultrapassar em seis vezes o peso do corpo durante o percurso”. Siqueira diz ainda que outra competição internacional deve ocorrer no México até o fim deste ano. 

 

Sobre Maykon Siqueira

Maykon Siqueira é proprietário da Garage 222, uma garagem de carros antigos e esportivos localizada no Jardim Eldorado. Ele também é empresário e há anos se divide entre os lares no Brasil e nos Estados Unidos. Ele também está envolvido com eventos internacionais. Além de tudo, é piloto de rali e se aventura no motocross.

 

Martín Vaca

Natural de Guadalajara, no México, Martín Vaca tem 62 anos e tornou-se mundialmente conhecido pelos programas “Mexicânicos” e “Martín Vaca Sem Fronteiras”. 

No Brasil, “Mexicânicos” pode ser assistido não apenas no canal pago Discovery Turbo, mas também através da plataforma de streaming Max. A participação de Maykon na criação do carro com turbinas de avião ocorreu no episódio sete da oitava temporada.

 

Amizade sem fronteiras

Além das gravações e eventos, Maykon e Martín Vaca já viveram bons momentos de amizade. No início deste ano, por exemplo, o apresentador mexicano esteve em Palhoça e foi recebido pelo amigo. Naquela vez, Martín chegou a participar de um encontro na Garage 222, com diversos fãs e admiradores do automobilismo.

O astro internacional passou por diversos pontos turísticos da região. Vaca e sua esposa, Cláudia, disseram que ficaram impressionados com as belezas das praias do sul palhocense, onde passearam e experimentaram a cultura local. Eles também dizem ter achado as pessoas de Palhoça muito educadas e receptivas.



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg