Paróquia da Enseada comemora 270 anos

Celebração contou com missa especial (virtual) e lançamento de selo

7563b955c2cc9129be13663142915029.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, celebrou 270 anos nesta quarta-feira (13). A programação de comemoração conta com uma missa especial (virtual) e o lançamento de um selo comemorativo. Depois da Nossa Senhora do Desterro (Catedral Metropolitana), a paróquia é a mais antiga da Arquidiocese de Florianópolis e a terceira mais antiga de SC.

A Enseada, um dos lugares mais antigos de Santa Catarina, tomou o nome de seu fundador, o paulista Domingos de Brito Peixoto, que, vindo de Santos, ali se estabeleceu em 1652. Já em 13 de maio de 1750, foi elevada à categoria de Igreja Paroquial, por Alvará Régio do Direito do Padroado de Dom João V, Rei de Portugal. 

“Eu poderia falar muitas coisas sobre a Enseada de Brito, sou natural daqui e gostaria de contar um pouco da sua história. Seu primeiro nome foi Freguesia Nossa Senhora do Rosário, fundada em 13 de maio de 1750, e hoje, dia 13 de maio de 2020, comemora seus 270 ano de fundação, agora chamada de Enseada de Brito. Falar desse lugar é muito bom, pois cresci ouvindo várias histórias contadas por meus avós e pessoas mais antigas. E quanto mais se conversa sobre a Enseada, mais coisas se descobre”, relata Mary Lucia de Souza da Silveira, coordenadora da Casa de Cultura Açoriana de Palhoça - Casarão da Enseada de Brito. “Hoje, quero dizer que aqui é o lugar que nasci, cresci, casei e criei meus filhos. Lugar tranquilo, rodeado por natureza, um verdadeiro pedacinho do paraíso. Parabéns, Enseada de Brito, berço de cultura e tradição açoriana, que tudo o que está acontecendo seja passageiro e acabe logo, para que possamos abrir as portas de nossa Casa da Cultura, retornar nossas atividades e ter o imenso prazer em receber as pessoas em nossa maravilhosa Enseada de Brito e na Casa da Cultura Açoriana de Palhoça”, acrescenta Mary Lucia.

A programação para comemorar os 270 anos inclui a Santa Missa Solene dos 270 anos, presidida pelo pároco local, padre Sérgio Luís Pedrotti, transmitida na noite desta quarta-feira (13) pelas redes sociais da paróquia, tendo em vista a pandemia da Covid-19.

 

Lançamento do selo comemorativo

O selo que visa marcar a data foi lançado nesta quarta-feira (13). A arte do selo foi criada por José Valmeci de Souza (Atta) e procura expressar os 270 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de maneira simples e atual. Tem como principal objetivo marcar, de forma visual, essa importante comemoração para a Igreja local.

Um rosário em forma de coração, juntamente com o desenho da igreja, simboliza a paróquia, formada “por um povo de fé, unido no amor de Maria, Mãe de Deus; um povo cheio de esperança, na busca pelo Reino de Deus entre nós”. O mar, ao fundo, além de representar o aspecto geográfico dessa paróquia litorânea e pesqueira, aponta o “horizonte para onde todos nós direcionamos nosso caminhar, rumo ao Cristo Rei, simbolizado pelo sol nascente que anuncia a chegada de um novo dia”. Com esse selo, a paróquia quer marcar um novo tempo de evangelização permanente e renovação espiritual, atualizando as ações pastorais e dinamizando a estrutura paroquial para torná-la mais ágil no atendimento aos fiéis, em sua grande maioria, advindos de outras cidades e da região da Grande Florianópolis.

Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!
 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg