Pescadores capturam cerca de 2 mil tainhas

Lanço ocorreu nesta segunda-feira (11), na Praia de Cima, na Pinheira

f1b7e6b5c246a3b1fa2d476db0cbdc45.jpg Foto: REPRODUÇÃO/VÍDEO

Pescadores de Palhoça comemoram um lanço que capturou cerca de 2 mil tainhas na manhã desta segunda-feira (11). A temporada de pesca da tainha em Santa Catarina foi aberta na sexta-feira (1), com a modalidade de arrasto de praia.

No lanço desta segunda-feira (11), duas canoas foram utilizadas para o arrasto.

Os pescadores estão se esforçando para cumprir as regras estabelecidas em portaria recente do governo do estado para esta modalidade de pesca. As medidas foram impostas para tentar evitar a propagação e o contágio pelo novo coronavírus. 

Entre outras medidas, somente poderão permanecer na praia pessoas envolvidas diretamente na operação de pesca durante o período de realização da atividade, mantendo um distanciamento mínimo de dois metros e usando máscaras. Também há imitação com relação à quantidade de pessoas envolvidas na operação.

O presidente da Colônia de Pescadores da Pinheira, Salézio Azevedo, diz que os pescadores estão cumprindo as determinações, apesar das dificuldades, principalmente com relação à distância. "É um problema danado para puxar uma rede dessas respeitando essa distância, porque são redes pesadas", observa.

Salésio revela que houve uma reunião com o chefe do escritório federal de Agricultura e Pesca no estado para avaliar a possibilidade de flexibilizar algumas das normas estabelecidas pela Portaria 283, analisando a situação praia a praia, e estabelecendo regras adequadas às peculiaridades de cada local.

Por enquanto, a pesca segue limitada ao arrasto de praia. Depois do dia 15 é que serão liberadas a pesca com embarcação que utiliza a rede de malha anilhada; e somente em junho inicia a captura com barco industrial.

Por enquanto, as condições do mar estão apontando para uma safra boa neste ano. "Está prometendo ser uma safra boa, nossa expectativa é a de que seja um ano bom para a tainha", comenta Salésio.

Como há indicação de entrada de vento Sul na quarta-feira (13), e o vento Sul costuma ter influência para a chegada dos peixes ao litoral palhocense, é bem possível que tenhamos novos lanços produtivos esta semana em Palhoça.


Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg