Pesquisa do Palhocense tem divulgação suspensa

Setores jurídicos tanto do periódico, quanto do instituto, já estão impetrando recurso reiterando a lisura democrática da pesquisa contratada

e5d61971a11f8988ca16a9ee4484316e.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

A direção do jornal Palhocense e do Instituto Catarinense de Opinião Pública e Estatística (Incope) foram informadas na tarde desta sexta-feira (30), do parecer favorável por parte da Justiça Eleitora, ao pedido de impugnação de pesquisa eleitoral que seria divulgada neste sábado em Palhoça. O pedido de impugnação foi impetrado pelo Partido Social Liberal (PSL) e pelo Partido Liberal (PL). No documento, a sigla alega que, tendo o Incope em curso pesquisas em outras cidades, no período de 15 dias, não teria condições técnicas de colher as informações em Palhoça.

Os setores jurídicos tanto do periódico, quanto do instituto, já estão impetrando recurso reiterando a lisura democrática da pesquisa contratada. O instituto, segundo protocolo feito junto à Justiça Eleitoral, foi contratado em mais cinco cidades do estado catarinense nos últimos 15 dias. As entrevistas em Palhoça foram colhidas nos dias 26 e 27, não demonstrando, assim, qualquer impossibilidade de gestão de outras pesquisas concomitantemente a da cidade.

Há 12 anos o jornal Palhocense contrata institutos para fazer uma leitura prévia de como está a aceitação dos candidatos antes da abertura das urnas. Na última edição impressa, em seu editorial, o veículo chamou a atenção para a importância de não se considerar uma pesquisa como a cristalização da verdade, e nem um indicativo de voto, mas sim uma luz sobre um momento específico da corrida eleitoral, levando em conta, inclusive, as margens de erro.

A direção do jornal Palhocense lamenta a judicialização do processo eleitoral e a postura reativa das siglas. De qualquer forma, obedece a decisão da Justiça e aguarda o restabelecimento da autorização para trazer a público os números colhidos na cidade de Palhoça.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg