Prefeitura entrega suplementação a gestantes

Kits possuem compostos que beneficiam o desempenho cognitivo, a capacidade física e o comportamento social da criança até a fase adulta

f41323dbcf2327442e95943e7f62aab4.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

Na tarde de terça-feira (10), a Prefeitura de Palhoça realizou a primeira entrega de suplementação vitamínica para mulheres no primeiro trimestre de gestação. A iniciativa faz parte de uma parceria pioneira lançada recentemente no município por meio de um termo de cooperação com o projeto Be Generous, do Grupo Essentia e Instituto Hadi.

O secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horácio, ressalta que os kits, compostos por Polivitamínico Pré-Natal e Ômega 3, estão amparados em sólida pesquisa científica, que indica que uma correta nutrição na gestação pode trazer resultados benéficos e permanentes ao desempenho cognitivo, à capacidade física e ao comportamento social da criança até a fase adulta. “Atualmente, cerca de 200 gestantes têm direito ao kit, que é essencial no primeiro trimestre de gravidez. Para receber, é necessário estar em acompanhamento pré-natal junto à unidade básica de saúde”, explicou.

O prefeito Camilo Martins enfatiza a sensibilidade da iniciativa, que comove porque melhora a realidade das mães e das futuras crianças. “A cidade de Palhoça foi escolhida como berço do projeto e isso nos honra. Como pai e gestor público, sei que com a nutrição correta desde a gestação, nossas crianças desenvolvem o raciocínio lógico, senso crítico e o bom humor, que aumentam as chances de sucesso pessoal e profissional ao longo da vida”.  Camilo lembrou também de outros projetos de cunho social em sua gestão, como o Criança com Visão, que já distribuiu gratuitamente mais de 1.100 óculos de grau para estudantes da rede pública municipal, e o Sorria Palhoça, que confecciona e entrega próteses dentárias totais. “Estamos estudando, ainda, o fornecimento de aparelhos auditivos pelo município, de forma acessível e eficaz”, concluiu.

Maria Luisa Urban, diretora do Instituto Hadi, revela que o Projeto Be Generous, voltado às gestantes, é a consolidação de “um antigo sonho, que está nascendo em Palhoça, mas que deverá se estender a todos os municípios brasileiros”.  

A quantidade de kits de suplementação vitamínica para o município será mensal e a Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição, que ocorrerá de forma gradual, segundo um cronograma pré estabelecido.

 


Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg