Prefeitura inaugura obra do Morro dos Quadros

Pavimentação vai transformar a vida de moradores da região

ef8197e914498b340bf252fd171852e0.jpg Foto: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura inaugurou, na manhã de sábado (29), a obra de pavimentação com concreto e lajotas paver da estrada geral do Morro dos Quadros, no bairro Guarda do Cubatão, considerada um importante reforço na melhoria na mobilidade na região, beneficiando inclusive algumas localidade de Santo Amaro da Imperatriz, como o Sul do Rio. Moradores, presentes ao ato de inauguração, revelaram que aguardavam pela pavimentação da “trilha do Morro dos Quadros” há cerca de 70 anos.

A inauguração dessa obra é comemorada, principalmente, para moradores da região dos bairros Guarda do Cubatão e Alto Aririú. A estrada, que corta um morro bastante acidentado, faz a interligação entre várias comunidades vizinhas. Mas a travessia apresentava um elevado grau de dificuldade, devido às irregularidades do solo, provocadas pela erosão da chuva, forçando, constantemente, os usuários a utilizar outros trajetos, aumentando a distância percorrida em vários quilômetros.

Na opinião do prefeito Camilo Martins, “essa obra é um marco na mobilidade da região, porque encurta distâncias entre bairros, facilitando o deslocamento das pessoas, com rapidez e segurança. “É uma obra tão importante para Palhoça, quanto para Santo Amaro”, destaca Camilo. Isso explica a presença de dois vereadores e um ex-vereador de Santo Amaro no ato de inauguração.

Antes, o trajeto de 1.380 metros era praticamente intransitável, principalmente em períodos de chuva. Agora, é pista de 450 metros em concreto e 930 metros em paver, com calçadas padronizadas, drenagem e iluminação de qualidade. A estrada do Morro dos Quadros poderá, inclusive, ser uma alternativa de ligação entre Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, quando a BR-282 apresentar congestionamentos, do Alto Aririú até o viaduto do bairro Bela Vista, na BR-101.

Segundo o prefeito, as obras de pavimentação da estrada do Morro dos Quadros e do Morro do Gato (inaugurada no último dia 15) sempre estiveram na planilha da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento, mas o cronograma tinha outros projetos a serem executados com mais urgência. “À medida em que os trabalhos foram sendo concluídos, ficou viável à Prefeitura realizar obras em áreas mais remotas, locais antes esquecidos”, afirmou. Camilo Martins aproveitou para agradecer o apoio do Legislativo, porque “a parceria com os vereadores, todos, sem exceção, é fundamental para a transformação de sonhos em projetos e projetos em obras”. “É um trabalho realizado em conjunto, que vem dando certo”, afirmou. “Também não podemos esquecer de citar a equipe da Prefeitura, envolvida em projetos, planejamento e execução, funcionários dedicados que vêm fazendo o melhor pela cidade”, elogiou o prefeito.

Para o secretário de Infraestrutura e Saneamento, Eduardo Freccia, a travessia do Morro dos Quadros é uma obra de engenharia complexa, com pavimentação em concreto, lajotas tipo paver, calçadas, drenagem e sinalização. Freccia ressaltou que "essa é mais uma etapa de um ciclo de realizações que vem acontecendo há vários anos em Palhoça”. “Mais obras serão anunciadas posteriormente, conforme andamento e conclusão dos trabalhos atuais", projeta o secretário.


Morro do Gato

Na primeira quinzena de fevereiro, a Prefeitura de Palhoça entregou à comunidade do bairro São Sebastião a obra de pavimentação da estrada geral do Morro do Gato, uma travessia em região acidentada, acesso a uma das comunidades mais remotas de Palhoça.

Com aproximadamente um quilômetro de extensão, a rua pavimentada é uma resposta da Prefeitura a uma reivindicação de mais de quatro décadas. Segundo relato de moradores, nos dias de sol e tempo seco, a estrada causava transtornos aos usuários pelo excesso de poeira, sendo considerada responsável por doenças respiratórias. Já nos períodos chuvosos, “a trilha do Morro do Gato”, como era conhecida, se tornava praticamente intransitável. Além da pavimentação com lajotas do tipo paver, o projeto também incluiu benfeitorias como meio fio, calçadas, sinalização e iluminação.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif