Prefeitura intensifica testagem para Covid-19

Palhoça apresenta 18 casos confirmados da doença

64142e4bbe1d2aa67af93a31cc7f9965.jpeg Foto: REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Palhoça intensificou, desde a última quarta-feira (14), a coleta de material para testagem de todos os pacientes sintomáticos respiratórios do município, que conta, hoje, com 18 casos confirmados.

O tipo de teste realizado é o PCR, que consiste na coleta de material por hastes flexíveis, que são introduzidas nas narinas até alcançarem a nasofaringe e na região oral. Esse é o tipo de teste mais recomendado, e o que tem maior fidedignidade no resultado, principalmente coletado do terceiro ao sétimo dia após o surgimento dos sintomas.

Portanto, se você está com quadro de síndrome gripal (febre, associada à tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta), ligue para a Central de Atendimento pelo número 3220-0290, ou procure uma de unidades de saúde.

Após o aviso, a equipe da Vigilância Epidemiológica entrará em contato para agendar a coleta na residência do paciente. É obrigatório se manter em isolamento domiciliar durante todo o período: desde o início dos sintomas, até o resultado do exame, que pode levar de três a quatro dias.

Lembrando que nesta terça-feira (21), feriado nacional de Tiradentes, as unidades básicas de saúde (UBS) do município estarão fechadas, assim como a Policlínica Municipal. Somente os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, como a unidade de pronto atendimento (UPA) da Pinheira, das 9h às 21h, e a UPA 24 horas do Bela Vista, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Call Center Covid-19.


Números atualizados em Palhoça

Em números atualizados na noite desta segunda-feira (20), Palhoça tem 18 casos de Covid-19 confirmados, sendo que nove pacientes já se recuperaram; oito ainda estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e um veio a óbito.


Os pacientes confirmados, a maior parte do sexo feminino, têm idade entre 20 e 60 anos ou mais, e moram nos bairros: 
Nova Palhoça (
3), Passa Vinte
 (3), Passagem do Maciambu (2), Jardim Eldorado (
2), Ponte do Imaruim (2), Barra do Aririú (
1), Guarda do Cubatão
 (1), Pagani
 (1), Pedra Branca
 (1), Praia de Fora (
1) e São Sebastião.

Outras 

196 suspeitas já foram descartadas e um paciente ainda aguarda o resultado do exame.

 

Números em SC


Santa Catarina tem 1.063 pacientes com teste positivo para Covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20). A doença respiratória já causou 35 mortes no estado desde o início da pandemia.

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, explicou que, a partir desta segunda, os boletins epidemiológicos diários e o painel disponível no site coronavirus.sc.gov.br mostrarão a evolução dos casos com base na data de início dos sintomas dos pacientes, e não mais pela data da confirmação do resultado. O objetivo é permitir a identificação do momento da infecção pelo coronavírus com maior precisão. O gráfico que mostra a evolução dos números de óbitos causados por Covid-19 apresentará o número conforme a data do falecimento do paciente.

Há 100 municípios com casos confirmados, um a mais do que no dia anterior. Irani passou a fazer parte da lista. Florianópolis tem o maior número de casos, 238, seguida de Joinville (94), Blumenau (79), Balneário Camboriú (59), Camboriú (58), Criciúma (46), Itajaí (45), São José (43), Tubarão (33) e Brusque (29).

Um total de 103 pacientes estão internados em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em Santa Catarina nas redes pública e privada, entre casos confirmados de Covid-19 (53) e suspeitos (50). Atualmente, o estado está com 69 leitos de UTI reservados para pessoas com infecção por coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ocupação dos leitos públicos destinados a estes pacientes é de 18,11%.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg