35eba134fdbb6f79491f92f8ee75245c.jpeg Moradores devem usar canais oficiais da Águas de Palhoça para garantir atendimento

39fd24ddfbf390e58e290e990ee68e35.jpeg Serviço: comunicados oficiais da Águas de Palhoça - saiba onde se informar

203b0f054f7483f5ef5145f6d63d66d0.jpeg Águas de Palhoça arrecada 1.139 litros de óleo de cozinha usados, em 2025

88108208386616ae00bebb50fb43f563.jpeg Segunda fase da ‘Operação Control C’ cumpre mandados em Palhoça e outras cinco cidades

de7fdb5a96363e830838d06e8a7f2385.jpeg Carnaval: compositor palhocense tem duas marchinhas finalistas em concurso de Florianópolis

7290aaf998295aa0f9c08f6479a01c84.jpeg Motorista da Jotur escreve música falando sobre o cotidiano na profissão

35b1173d84719db88bb44b99f0b51a2f.jpg Entrega do automóvel Tera 0km conclui a campanha Natal Sensacional ViaCatarina e Giassi

b4fc2e358be15c640d8e8199f43e8cb1.jpeg Os Paralamas do Sucesso celebram 40 anos de clássicos na Arena Opus

67c8c6f6631a58fe9f066a374895cfe3.jpeg Atleta mirim de Palhoça, Valentina Ferreira termina 2025 como líder do ranking mundial de Jiu-Jitsu

0c30b7bd442e1e0ab64f26f248b5b75c.jpeg “Com mais de 300 eventos, a Fesporte realmente fomenta muito o esporte catarinense”

6c7d26b35f50b8675bb8ac9032046355.jpeg Liga Palhocense faz homenagem ao saudoso jogador Aldo Silveira

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

Prefeitura interdita ponte pênsil sobre o Cubatão

Portaria informa que “está temporariamente proibido o trânsito de veículos automotores e de animais de médio e grande porte”

1487b7e3db86ea76fe4de29fdc954552.jpg Foto: RICARDO MARTINS/DIVULGAÇÃO/PMP

Texto: Isonyane Iris

Por medida de segurança - e de forma preventiva -, a Prefeitura de Palhoça interditou a ponte pênsil sobre o Rio Cubatão, no bairro Guarda do Cubatão. A decisão foi tomada após reunião entre o prefeito Camilo Martins e o secretário de Infraestrutura, Eduardo Freccia. O secretário relatou ao prefeito que, durante a última inspeção rotineira da ponte, foram detectadas falhas estruturais, indicando a deterioração de um cabo de aço de sustentação e tábuas do assoalho quebradas.

O ato de interdição está definido na Portaria 01, de 19 de fevereiro, da secretaria de infraestrutura e saneamento. A interdição considera “a necessidade de finalização dos estudos técnicos, que irão apontar a situação estrutural da Ponte Pênsil Fabio Domingues de Castro, localizada na rua João Carlos Ferreira, bairro Guarda do Cubatão”. Diz, ainda, a portaria, que “a proibição do trânsito é uma medida temporária e parcial”, até que os estudos em andamento sejam concluídos. 

“Nosso objetivo é garantir a segurança dos usuários daquela passagem sobre o Rio Cubatão, bem como assegurar a integridade da ponte”, disse o prefeito.
A interdição é para o tráfego de veículos automotores e inclusive animais de médio e grande porte, como bois e cavalos. O trânsito continua liberado para motocicletas, bicicletas e pedestres.

Na terça-feira (19), a equipe de reportagem esteve no local e conferiu as condições em que a ponte se encontrava. Madeiras quebradas, soltas e até cabos rompidos mostravam que a situação era difícil. 

Com medo, quem precisa atravessar todos os dias a ponte pênsil afirma que a situação é preocupante. “São madeiras soltas, quebradas, cabos comprometidos e até buracos em alguns lugares. Dá medo de atravessar e acabar caindo”, conta com receio uma moradora que preferiu não se identificar. 

No começo do mês, o vídeo de um cavalo com a pata presa em um buraco mostrava as condições que a ponte se encontrava. A situação foi filmada por moradores e exposta nas redes sociais, junto com um pedido de providências do poder público. “A cena foi triste. O animal com a pata presa, sangrando e nós tentando ajudar. O dono dele não estava montado, como muitos estão dizendo, ele estava guiando o cavalo, mas essa madeira podre não aguentou o peso. Assim como foi um cavalo poderia ter sido uma pessoa ou mesmo uma criança, até quando vão esperar para tomar uma providência?”, pergunta Osvaldir de Souza, morador da região há mais de 10 anos. 

“São crianças indo para escola todos os dias, trabalhadores que precisam pegar ônibus, todos nós enfrentamos o risco de se machucar ou mesmo de cair a qualquer momento ao atravessar essa ponte.  Os cabos estão arrebentados e não precisa de esforço para perceber, as madeiras estão tão velhas que tem lugar que tu pisa e ela se parte. Um perigo que já existe há anos, assim como a promessa de uma ponte nova”, lamenta outra moradora que preferiu não se identificar.

Outro problema que estaria agravando a situação da ponte seria o fluxo de veículos. “Quando te fila na BR-101 muitos carros resolvem cortar por aqui. Então os veículos vêm em fila e passam todos juntos pela ponte, tem vezes que chega a ter mais seis carros de uma vez em cima da ponte. Esse peso gera uma sobrecarga, nossa ponte não tem mais condições de sustentar todo esse peso”, alerta Francisco Lopes.

Na terça-feira (19), enquanto a equipe de reportagem estava no local, agentes de trânsito estavam monitoramento o fluxo de veículos sobre a ponte. No final da tarde, a Defesa Civil fixou placas nos dois lados da ponte limitando que apenas um veículo por vez fizesse a travessia. 

Ao ser informada da situação, a Defesa Civil teria ido local junto com uma engenheira e feito um relatório sobre o caso. Segundo a secretaria de Infraestrutura e saneamento todas as medidas administrativas necessárias estão sendo adotadas para ao retorno das condições de normalidade na ponte pênsil.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg