A Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) e a Secretaria de Educação (SME) de Palhoça realizaram uma nova atividade dentro do programa Educa+Esporte, que prevê cursos de formação continuada para os professores de Educação Física da rede municipal de ensino. Na sexta-feira (20), foi ministrado o curso “Voleibol: Metodologia do Ensino nas Escolas”, na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP).
O curso foi comandado pelos técnicos William Zanatta e Renato Back, treinadores esportivos do voleibol de Palhoça – William treina o time municipal masculino, e Renato, o feminino.
Os temas tratados no curso giraram em torno de temas como: o ensino da técnica; discussão sobre regras; coordenação motora; jogos adaptados à realidade escolar; inclusão de alunos da Educação Especial; troca de experiências e metodologias para o processo ensino-aprendizagem nas escolas.
O técnico William ressalta a importância da parceria, que une a experiência de quem trabalha com treinamento esportivo, junto com o dia a dia escolar, formado por professores diversos e extremamente competentes. “Essa troca é muito valiosa, pois vai refletir numa melhoria da prática escolar, resultando em equipes mais qualificadas nos Jogos Escolares de Palhoça”, afirma o treinador.
Por sua vez, o técnico Renato Back enfatiza que, nesse diálogo, quem ganha são os alunos. “Muito se conversou sobre inclusão e socialização, de que modo podemos tornar o vôlei um esporte abrangente no universo escolar, aumentando a participação e o interesse dos alunos”, pondera.
O curso de formação continuada faz parte das ações do programa Educa+Esporte, que visa oferecer capacitação aos professores de Educação Física da rede municipal de ensino. O programa já está sendo desenvolvido nas escolas municipais de Palhoça em duas modalidades, tênis de mesa e patinação artística.
A próxima etapa terá a modalidade de basquete, em outubro; e em novembro, serão trabalhadas as modalidades de handebol e futsal.
“Essa aproximação entre a FMEC e a SME tem fortalecido o desenvolvimento, tanto da educação física escolar como do esporte escolar, principalmente depois do resgate dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP), que está motivando os professores de Educação Física a se capacitarem para organizar melhor suas equipes para as disputas. Em outubro, teremos os JEP sub-13, que já serve de classificatória para as disputas da etapa microrregional da Grande Florianópolis no ano de 2025”, explica o presidente da fundação, Jeferson Ramos Batista.
Segundo o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros, a capacitação levou uma abordagem prática e inclusiva para o ensino do voleibol nas escolas, promovendo a troca de experiências e o aperfeiçoamento das metodologias de ensino. “Além de desenvolver habilidades técnicas, o curso destacou a importância da inclusão de alunos da Educação Especial, proporcionando uma educação mais completa e participativa. Essa iniciativa reflete o compromisso da FMEC e da SME em promover o desenvolvimento esportivo e a qualificação das equipes escolares, incentivando a participação nos Jogos Escolares de Palhoça e o engajamento contínuo dos professores”, reflete o secretário.