Pronta para celebrar

Comitê Gestor organiza uma grande festa, neste final de semana, para oficializar a Guarda do Embaú como Reserva Mundial de Surf

ee34508c7c285195afad6ab5a2378e18.jpg Foto: NORBERTO MACHADO

A Guarda do Embaú está pronta para receber a Celebração Oficial de Dedicação como 9a Reserva Mundial de Surf, a primeira do Brasil. A festa começa nesta sexta-feira (25) e só termina no domingo (27), e terá a presença de "convidados ilustres", com o ator Mateus Solano, o big rider português João de Macedo e a cúpula da Save The Waves Coalition, ONG californiana que criou a honraria concedida à praia, que fica nos limites entre Palhoça e Paulo Lopes. Mas o convite mais importante é direcionado à comunidade palhocense: "Prestigie, o evento é nosso!"

"Estamos bem entusiasmados com o evento. A gente acha que vai ser um evento marcante", projeta o gerente da 9a Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú, Marcos Aurélio Gungel (Kito).
Enquanto a comunidade local se prepara para o grande evento, os convidados começam a chegar. Nesta quarta-feira (23), quem desembarcou em Florianópolis foi o diretor executivo da Save The Waves Coalition, o norte-americano  Nik Strong, e o português João de Macedo. Especialista em ondas grandes, Macedo foi um dos surfistas fundadores do programa das Reservas Mundiais de Surf. Ele vai contar sua experiência durante a I Conferência Pan-Americana das Ondas, uma das principais atrações do evento, que já tem mais de 100 inscritos, de vários locais do país.
Nesta quinta-feira (24), é esperada a chegada de Ricardo Bocão, criador da prancha de quatro quilhas e do primeiro programa de surfe e comportamento jovem da TV brasileira. Ele vai falar sobre "A evolução do surfe e sua inserção na mídia", durante a conferência.
Por aqui, o evento também movimenta participantes. Como o pessoal da Faculdade Municipal de Palhoça, que vai  ajudar na organização do evento, com o pessoal da quarta fase do curso de Gestão em Turismo, dentro da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos; e o educador físico George Washington de Almeida, o Professor Madeira, que fará uma apresentação com os alunos da Escola de Natação, Surf e Preservação da Guarda do Embaú. "Tivemos a honra de sermos convidados para fazer uma demonstração das nossas aulas no rio e no mar. Muito legal, até porque estamos comemorando este ano 30 anos de escolinha", celebra o Professor Madeira.


PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (25)
I Conferência Pan-Americana das Ondas, com participação de Nik Strong (diretor executivo da Save The Waves Coalition), Marcos Gungel  (gerente da RMS Guarda do Embaú), Mauro de Figueiredo (coordenador do Grupo de Trabalho de elaboração do Programa Brasileiro das Reservas de Surf), Geraldo Rosa (vice-presidente da RMS Guarda do Embaú), Marcos Bosquetti (coordenador do Grupo de Pesquisa Surf & Sustentabilidade da UFSC), Marcelo Silveira (biólogo, analista ambiental do ICMBio), Carlos Cassini  (chefe do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro), Alexandre Fontes (vice-presidente da WSL/South América), Teco Padaratz (ex-surfista da elite mundial), Ricardo Bocão (criador da prancha quatro quilhas e comunicador) e João de Macedo (surfista de ondas grandes)
Sábado (26)
 14h30-15h30 – Descerramento  oficial da placa de dedicação
15h30-18h – Passeio interpretativo pela Pedra do Urubu, Prainha, Costões e Guarda
22h – Show nacional com a banda Dazaranha

Domingo (27)
 9h-11h – Apresentação de surfistas convidados e celebração com círculo no mar.
11h-12h30 – Desafio de Canoa no Rio da Madre; lançamento de tarrafa; apresentação dos alunos da Escola de Natação, Surf e Preservação (Professor Madeira)
12h30-17h – Apresentação de Boi de Mamão; coral com índios guaranis; apresentação dos Bonecos do EdBoll; bateria da Escola de Samba Nação Guarani; atrações musicais



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg