A concessionária QLuz, que faz a modernização e a manutenção do serviço de iluminação pública em Palhoça, comemorou, nesta quarta-feira (4), 457 dias sem registro de acidentes de trabalho com afastamento. “Esse resultado depende do comprometimento e do esforço de cada um. Além de investimentos em equipamentos de proteção individuais e coletivos, investimos também em treinamentos de segurança. Nossa empresa conta com um departamento de segurança do trabalho bem estruturado”, avalia o gerente da unidade, Luan Vieira.
Desde que assumiu o trabalho de modernização e manutenção da iluminação pública na cidade, em maio de 2020, a QLuz não registrou nenhum acidente de trabalho com afastamento. Uma conquista muito comemorada, já que o trabalho com eletricidade em redes de distribuição exige atenção e cuidados redobrados para evitar todo o tipo de acidente.
Quem executa esse serviço se submete a riscos inerentes à atividade que realiza, como choques, explosões e queimaduras de até terceiro grau. Por isso, o uso de uma extensa lista de equipamentos de segurança (EPIs) e outras ferramentas de proteção é tão necessário, uma vez que reduz qualquer tipo de ameaça para o trabalhador e evita consequências graves em caso de acidente.
Na QLuz, a rotina interna de segurança do trabalho inclui procedimentos como o Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Nesses momentos, são reforçadas a importância da utilização correta dos EPIs e a aplicação de procedimentos e melhores práticas de trabalho. “A prática dessas rotinas de procedimentos se tornou tão natural que já está totalmente incorporada à cultura da empresa”, finaliza Vieira.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?