O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), divulgou o relatório de balneabilidade com os resultados das coletas realizadas entre a última terça (14) e a sexta-feira (18). Conforme os estudos, entre os sete trechos analisados em Palhoça, apenas um está impróprio para banhistas. Em números estaduais, dos 238 pontos analisados, 191 estão adequados para banho em Santa Catarina, o que ultrapassa a marca de 80,25%.
Durante as pesquisas, foram apurados os seguintes trechos espalhados pelas praias de Palhoça: no rio, em frente à vila da Guarda do Embaú; o perímetro analisado na Praia do Sonho; dois trechos na Praia de Fora; além de outros três pontos na Pinheira — em frente ao Posto Salva Vidas Ponta do Papagaio, nos arredores da Rua dos Pescadores e nas proximidades da Rua Beira Rio.
Entre esses, apenas o trecho da Praia de Fora localizado próximo da Rua do Girassol não está em condições favoráveis para os banhistas. Os outros seis pontos estão com sinalização positiva.
Análise e divulgação
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA/SC segue um cronograma prévio de coleta provendo transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto. Além disso, os relatórios completos podem ser conferidos no site https://balneabilidade.ima.sc.gov.br.
À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.
O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De outubro a março, o IMA/SC realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
31/10/2024
30/10/2024