c6bf953dc6d144dc01279ef86f429516.jpeg Tempo de normalização do abastecimento depende da localização do imóvel e da geografia de Palhoça

eef14c54aecb586266a242718b30b691.jpeg Bombeiros combatem incêndio em praça de alimentação no Pagani

5f03f2c8ec836037b1565fb646e70906.jpeg Polícia investiga morte de irmão de cantor da banda Alexandre Pires

39099d8300019af1b374efdaeba28cb4.jpeg Maior entrega da história do Programa Lar Legal ocorre neste sábado (13), em Palhoça

abdd3295c476f992c5bebcf32f1ec509.jpeg Com foco na temporada de verão, Aegea SC reforça quadro de colaboradores

5d4efa911512cf77d29f35e820d42f28.jpg Shows de Dazaranha e Luiz Zago marcam fim de semana do 12º Natal Encantado no Passeio Pedra Branca

557c7f0f6eb927a90ba1e735466baa55.jpeg Casal transforma amor em solidariedade com projeto “Querido Papai Noel”

59a5869738e27cfd5bd0caab918ad64f.jpeg Oficinas sobre ritmos afro-brasileiros acontecem neste mês na Praia da Pinheira

5eecf64bc39a8005d85e0e8c59532127.jpeg Espetáculo teatral celebra memória e identidade cultural da Guarda do Embaú

9fc72c04b43afd434ddad3b5a655642e.jpeg Alunos de Palhoça lançam livro sobre patrimônio e identidade local

d1480bb2883604410e0c21bb2fe00771.jpeg Diogo Trindade retorna do Japão com destaque mundial e muitas histórias da viagem

4a29efe383e7860d17e5bf2eb2573998.jpeg Guarani de Palhoça conhece regulamento da Série B do Catarinense de 2026

c7cc21bcb504124cf0c90361335a4be3.jpeg Guarani conquista a Taça BG Prime Kids sub-12 no CT do Barra

0b1411ed9c1c1c01ee651de5e3c88957.jpeg Representes de Palhoça sobem no pódio em campeonato brasileiro de caratê

Roda de mães discute os desafios da maternidade

Evento, organizado pela Proteger Vacinas, reuniu palhocenses para conversar sobre assuntos como amamentação e vacinação

685004cdaf57063118b0105f04f499bb.JPG Foto: ISONYANE IRIS

Texto: Isonyane Iris

Ali, junto com a alegria de receber a notícia de uma gravidez, a futura mamãe recebe também um misto entre ansiedade e insegurança. Como será a vida agora, como vai ser o parto, será que vai conseguir amamentar, o que comer para o bebê não ter cólicas? Foi pensando em esclarecer dúvidas, unir forças, dividir ideias, medos e ainda discutir assuntos relacionados à gestação e os primeiros cuidados neonatais que a Proteger Vacinas realizou na noite da última quinta-feira (30) a primeira Roda de Mães de Palhoça.

Um evento gratuito, onde as gestantes e mamães de bebês até seis meses de idade, e seus acompanhantes, foram recepcionados com um delicioso café, oferecido pelo Empório Santa Clarita, que também cedeu o espaço para que o encontro fosse realizado. Além de se sentirem bem à vontade, os participantes aproveitaram o momento para relaxar, aprender e ainda tirar muitas dúvidas. 

As palestras abordaram assuntos como nutrição, amamentação, vacinação, pediatria e ainda sobre organização financeira, com a profissional Cláudia Tiscoski, um assunto que as mamães afirmaram ter sido de extrema importância. “Como é importante a gente se preparar para a chegada do bebê. Muitas vezes nos preocupamos apenas com as roupinhas e o quarto, quando na verdade ter uma boa organização financeira é muito mais importante para não ter nenhuma surpresa”, acrescentou uma das mães participantes, Fernanda Martins.

Com uma apresentação bem completa, a pediatra Diana Gerlach Pasqualotto destacou importantes pontos sobre os cuidados neonatais e ainda falou sobre as dúvidas mais comuns entre os pais nos primeiros meses de vida do recém-nascido. “Eu recebo muitas dúvidas no consultório, as mais comuns nas primeiras semanas são as mamães com dúvidas sobre os intervalos entre as mamadas e se é mesmo necessário acordar o bebê para mamar. Eu procuro sempre orientar da melhor forma, explicar que é preciso, sim, acordar o bebê para mamar nas primeiras semanas e principalmente algumas técnicas para manter o bebê acordado durante a amamentação”, explica a doutora, que também abordou outros assuntos e ainda respondeu vários questionamentos das participantes.

Dúvidas sobre a alimentação e também os cuidados necessários para o período das temidas cólicas também foram sanadas pela nutricionista Andrea Bessa, que fez questão de esclarecer muitos mitos e explicar quais as melhores formas de prevenir ou mesmo lidar com esse período tão delicado e doloroso para os bebês. 

“Foi muito válido ter vindo aqui hoje. Principalmente a parte da pediatra e da amamentação, porque sempre ficamos com algumas dúvidas. Até em relação à nutrição teve muita informação que ninguém nunca tinha me explicado e que são muito importantes. Amei o evento e quero voltar”, elogia Janaina Vitorino.

As informações sobre como cuidar do plano de vacinação de um bebê, ficaram com a enfermeira Elaine Freitas, que reforçou aos pais a importância de seguir o plano de imunização dos filhos e ainda de investir em algumas vacinas que só são disponíveis nas clínicas de vacinação particular.

A amamentação no universo das mamães, principalmente as de primeira viagem, é o assunto que mais gera dúvidas. Foi pensando nisso que a enfermeira obstétrica Silvia Rosseto fez questão de explicar e demonstrar às mamães de forma divertida todos os passos importantes para ter uma boa amamentação. “Amamentar exige técnica e muita vontade, por isso eu sempre aconselho as mães a procurarem auxílio antes de amamentar e também depois, pois com o auxílio de um profissional a amamentação tem tudo para dar certo”, explicou a enfermeira aos presentes. 

Já pensando em um segundo encontro, Juliana Cordeiro disse que nunca tinha participado de um encontro como esse e que vai esperar ansiosa pelo próximo. “Eu amei essa Roda de Mães. Foi muito importante tirar algumas dúvidas e aprender muita coisa que eu nem imaginava. Com certeza se tiver o próximo eu vou participar”, afirmou a mamãe.
Com um retorno muito positivo da 1ª Roda de Mães, um novo encontro já está sendo organizado para breve. “Não temos dúvidas de que foi um sucesso. Foi muito bom proporcionar um evento como esse, principalmente por saber a necessidade que muitas mamães sentem de tirar suas dúvidas. Queremos agradecer todos que nos ajudaram na realização desse evento e as mamães e papais que estiveram presentes, abrilhantando a nossa 1ª Roda de Mães”, agradece Anelize Becker, consultora comercial da Proteger Vacinas e organizadora do evento, adiantando que uma 2ª Roda de Mães já está sendo programada para breve, dessa vez para mamães e papais de crianças com até dois anos de idade.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: ISONYANE IRIS ISONYANE IRIS
Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg