Saúde alerta para necessidade da 2⁰ dose

No município de Palhoça, até o momento, 554 pessoas que receberam a primeira dose do imunizante não retornaram para a aplicação do reforço

1eaa5a4d1f839b2795a0e156e6ff3aa2.jpg Foto: DIVULGAÇÃO/PMP

A pandemia do novo coronavírus se tornou uma das preocupações principais na área da saúde atualmente e a vacinação em massa se tornou a melhor alternativa para imunizar as pessoas e evitar as conseqüências mais graves da doença. Para a imunização completa, porém, é necessário tomar a primeira e a segunda dose.

No município de Palhoça, entretanto, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, 554 pessoas que se encontram na data para receber o reforço do imunizante ainda não compareceram aos dois postos de vacinação. Conforme indicam os estudos clínicos, além de ampliar a proteção contra a doença, a segunda dose da vacina ajuda a prolongá-la.

Quem acredita que com apenas uma dose já possui imunidade suficiente contra o coronavírus está equivocado. Aquele que não completa o esquema vacinal, ou seja, recebe a primeira dose e não toma a segunda, está mais sujeito à infecção no comparativo com quem recebeu as duas doses.

Outra informação que ressalta ainda mais a importância de terminar o ciclo é que a aplicação feita de forma parcial pode favorecer novas versões do vírus, ou seja, se uma variante do vírus é erradicada no organismo de alguém que recebeu as duas doses, é possível que se instalada em uma pessoa que tomou somente a primeira dose ela sobreviva.

Conforme alerta o secretário de Saúde Rosiney Horácio “à primeira vista, pode parecer que 554 pessoas não é um índice muito alto, mas essa ideia está errada. Cada pessoa que não recebeu a segunda dose pode se infectar e transmitir o vírus para outras pessoas formando um grande efeito cascata. Por isso, é essencial tomar as duas doses. Se já chegou o seu dia, vá até a Estação Palhoça ou ao posto de vacinação da Praia da Pinheira e termine o ciclo vacinal. As duas doses são fundamentais para a eficácia da vacina”.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg