SC confirma 28 casos

Palhoça ainda não tem confirmação oficial. Prefeito pede ao estado o repasse de testes para coronavírus

8805697c31d25d43eeccd271ed85105a.jpg Foto: REPRODUÇÃO

O governo de Santa Catarina confirmou 28 casos do novo coronavírus no estado na manhã desta sexta-feira (20). No total, 12 municípios têm registro de pacientes com Covid-19: Florianópolis (8), Balneário Camboriú (4), Braço do Norte (4) Rancho Queimado (2) Joinville (2), Tubarão (2), São José (1) Criciúma ( 1), Pomerode (1), Jaraguá do Sul (1), Imbituba (1) e Itajaí (1).

Ainda não há confirmação oficial em Palhoça. O prefeito Camilo Martins solicitou ao governo do estado o encaminhamento de de kits para a realização de testes rápidos para o novo coronavírus. "Somente com a realização constante e sistêmica de testes de contaminação pelo novo coronavírus as autoridades públicas poderão estabelecer a metodologia mais eficaz para o controle da contaminação", argumenta o prefeito.

Os sete novos casos foram confirmados pelos exames feitos no Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen). Além disso, Santa Catarina investiga outros 273 casos em todas as regiões do estado. O número é o mesmo em relação ao boletim da noite de quinta-feira (19).

O secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, destacou que a preocupação atual não é o município ou bairro de origem, mas que todos os catarinenses entendam que é momento de ficar em casa e evitar exposição a ambientes externos. Ele afirma que todas as regiões estão propensas à transmissão comunitária, mas que o esforço individual pode surtir um efeito coletivo que dificulta o contágio.

Como há casos de transmissão comunitária, quando a origem do contágio não é identificada, o estado atua com ações para emergência em saúde pública (nível 3). Para evitar aglomerações no território catarinense, o governador Carlos Moisés acrescentou medidas na quinta-feira (19), ao decreto que determina restrições para circulação de pessoas no Estado. As novas ações proíbem a permanência de pessoas em espaços públicos, como parques e praias, e o ingresso e circulação de veículos fretados ou transporte de passageiros no estado.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • Banner-310x260.gif