dd2e0879a161b440f8ed78a5f010f16d.jpeg Ibama segue monitorando baleia-franca que ficou presa em rede pesqueira na Ponta do Papagaio

86c975c9cfacb7b3765cb4525db13849.jpeg Bombeiros localizam corpo de homem desaparecido no Rio Cubatão

b49cd8011628e886cf0b1c2b3e062dc3.jpeg Palhoça destaca programa que garante exames e óculos gratuitos para estudantes da rede pública

fc5157fdfbf12feddbc0cdd835684c0d.jpeg Equipes dos bombeiros e da PMA atendem ocorrência envolvendo baleia-franca

a61739cde46c3166768aae88fdc64196.jpeg Festa do Divino da Enseada de Brito começa nesta quinta-feira (10)

3c326bbadf10954aa98e6fa40cc7c4c8.jpg Palavra Palhocense celebra mil edições com evento especial nesta quinta-feira (3)

a5975a33152e053ca268d5bb91ee61c2.jpeg New Time Revival retorna num reencontro com Bahamas e Pirâmide

a427ad60708574b71806938dbd9e0e20.jpeg Guarani de Palhoça inicia os preparativos para a Série C do Campeonato Catarinense

36b5d6b0286646d87d6c2766043d7e3a.jpeg Cerimônia marca o início dos Jogos Escolares de Palhoça (JEP)

4e85e8ae5b7b5c79f13e58aa07b84754.jpeg Palhoça Esporte Clube conquista vaga na final da Copa Catarinense de futsal

76adce2ea889ba973ea6ae3b5dd5acdb.jpeg Estudantes de escola da Pinheira recebem aula sobre o Programa das Reservas Mundiais de Surf

SC cumpre calendário e etapa de imunização adulta é concluída

Ao todo, SC distribuiu aos municípios 7.938.290 milhões de imunizantes para concluírem essa etapa. São cerca de 7 milhões de vacinas aplicadas no estado

ff6ce8f9388b37edbdc7437bbe223225.jpg Foto: Dóia Cercal/Secom

O Governo de Santa Catarina termina mais um mês histórico na vacinação contra a Covid-19, tendo encaminhado cerca de 8 milhões de vacinas para os municípios aplicarem pelo menos a primeira dose na população adulta de Santa Catarina e cumprido o calendário proposto. Ao todo, SC distribuiu aos municípios 7.938.290 milhões de imunizantes para concluírem essa etapa. São cerca de 7 milhões de vacinas aplicadas no estado.

No balanço parcial coletado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do vacinômetro, até as 17 horas de 31 de agosto, 4.752.190 pessoas receberam a primeira dose dos imunizantes além de 238.100 que receberam a dose única. Os municípios seguem as campanhas de vacinação e atualização das bases de dados que deverão refletir a realidade de vacinação do mês de agosto, nos dias posteriores.

O governador Carlos Moisés comemorou a meta alcançada, mas lembrou que a luta ainda deve continuar: "Quem recebeu a primeira dose deve se  lembrar sempre de que só a primeira dose não basta. É muito importante completar a imunização. É de extrema importância que todos estejam imunizados, principalmente diante do avanço da variante Delta, muto mais contagiante."

"Contamos agora com o apoio dos municípios para atualizarem os dados das pessoas cujas doses não estão registradas no sistema. Foram meses longos e que contaram com um trabalho ininterrupto de todos, Ministério da Saúde, Governo Estadual e municípios. Nos últimos três meses, nós tivemos recordes de vacinação em massa no Estado. Agora é pensar adiante. Ainda teremos doses de reforços em setembro, vacinação de adolescentes e ajustes nos quantitativos relacionados aos demais grupos já elencados na vacinação, o trabalho continua", apontou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.

Os primeiros grupos prioritários já terminaram as etapas de vacinação e, ainda no mês de setembro, Santa Catarina poderá ter 50% de cobertura vacinal da população adulta com esquema vacinal completo, a depender do encaminhamento das doses pelo Ministério da Saúde. Haverá reforço com uma terceira dose de vacina para a população idosa além disso, até o dia 30 de setembro.

História

O dia 18 de janeiro de 2021 ficou marcado na história de Santa Catarina e na vida de Júlio César Vasconcellos de Azevedo, Kerexu Yxapyry e João de Jesus Cardoso. Os três receberam a primeira dose da Coronavac SARS-CoV-2, numa segunda-feira, pela Gerente de Imunização da Prefeitura de São José, Iula Luana Bastos, e pela técnica em enfermagem Patrícia Coelho, do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). 212

Eram 13h48min quando o Governador de Santa Catarina anunciou em sua rede social:

Desde janeiro, as vacinas vêm sendo recebidas pelo Estado e distribuídas às 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) de Santa Catarina, as quais são: Grande Florianópolis, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Joinville, Jaraguá do Sul, Videira, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê, Chapecó, Criciúma, Araranguá, Mafra, Lages, Rio do Sul e São Miguel do Oeste. Foram 225 dias para o recebimento e encaminhamento das doses.

O resultado da imunização já está refletindo na Matriz de Risco Potencial, igualmente, segundo a cientista de dados Bianca Vieira. O Mapa divulgado neste último sábado, 28 de agosto, mostrou que apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo (cor vermelha). Isso não ocorria desde 4 de novembro de 2020.

Próximas etapas

Nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Estado inicia a vacinação dos adolescentes de 17 até 12 anos. Eles serão vacinados com doses da Pfizer. As doses serão encaminhadas pela SES aos municípios, assim que recebidas do Ministério da Saúde, considerando a estimativa do IBGE/2020, que aponta para 549.894 mil adolescentes residentes em SC. A vacinação obedece pactuação em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Paralelamente à vacinação dos adolescentes, os idosos, com esquema vacinal completo há mais de seis meses, iniciam a dose complementar. As doses começarão a ser aplicadas naqueles com 85 anos ou mais.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Dóia Cercal/Secom Dóia Cercal/Secom
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ae88195db362a5f2fa3c3494f8eb7923.jpg