Senhor Bom Jesus de Nazaré celebra centenário

Paróquia foi fundada no dia 3 de maio de 1921

674786037013c9f7a58c74b386d73562.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Willian Schütz*

Inaugurada no dia 3 de maio de 1921, a paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré celebrou seu centenário na última segunda-feira (3). Para marcar a data, foi produzida uma série de conteúdos, com a participação de frequentadores e figuras representativas na tradição católica palhocense.

Entre os destaques da programação está o lançamento de dois vídeos documentais, elaborados pelo Ministério de Artes MArtes de Cecília, projeto de jovens apoiado pela Igreja. Juntas, as produções contaram com quase três horas de duração e apresentaram curiosidades. 

Um dos fatos contados, por exemplo, é a origem da imagem do padroeiro presente na Matriz. A escultura veio de Portugal, no ano de 1872, e, segundo o Padre Leandro José Rech, pároco que atua na igreja do Centro, está sendo elaborada uma réplica, para marcar este símbolo.

Também durante os vídeos, pessoas da comunidade católica local contaram histórias pessoais envolvendo a paróquia centenária. 

Os vídeos foram transmitidos ao vivo, mas seguem disponíveis no Facebook (/paroquiadepalhoca) e no canal MArtes de Cecília no YouTube.

Além disso, ao longo da semana do centenário, os fiéis puderam compartilhar memórias e fotos antigas de seus momentos na Senhor Bom Jesus de Nazaré. As publicações foram divulgadas no perfil @paroquiadepalhoca no Instagram.

Já a missa de celebração do centenário ocorreu no domingo (2), dia que antecedeu o aniversário. A celebração deu-se de forma híbrida: com missa presencial, na Matriz, e transmissão ao vivo online.


Histórico

Criada por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, a paróquia palhocense inicialmente foi confiada aos padres franciscanos. Assim, o seu primeiro pároco diocesano foi o padre Ertesto Pretti, nomeado em 12 de fevereiro de 1956. 

No entanto, a história do catolicismo em Palhoça é muito mais antiga. 

A primeira capela no solo do município foi estabelecida em 1868, onde hoje fica o bairro Passa Vinte. Mas os católicos palhocences pediram a criação de uma paróquia para a comunidade. Os pedidos foram negados em 1902, 1912 e 1920. Assim, a Senhor Bom Jesus de Nazaré foi fundada somente em 1921, e com o passar dos anos, se expandiu entre a sociedade palhocense.

Hoje, a Senhor Bom Jesus de Nazaré abrange diversas comunidade de Palhoça. Com matriz localizada no Centro, atualmente a paróquia também atende os católicos de São Sebastião, Bela Vista, Passa Vinte, Morro do Gato, Rio Grande, Pedra Branca, Caminho Novo, Belmar e Madri.

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg