O deputado estadual Sérgio Guimarães (União) liderou uma megaoperação que mobilizou protetoras independentes, Polícia Militar e a Prefeitura de Biguaçu para resgatar cães em situação de maus-tratos. A ação, iniciada na quinta-feira (7), salvou dezenas de animais – um dos cães não resistiu às consequências dos maus-tratos. No local, também foram encontrados filhotes mortos dentro de um congelador.
A operação, coordenada por Guimarães, continuou nos dias seguintes. Na segunda-feira (11), o parlamentar retornou ao endereço e constatou que restos de animais não haviam sido retirados pela Prefeitura. Determinado a concluir o trabalho, voltou na quarta-feira (13) com protetoras voluntárias para garantir a remoção total e restabelecer as condições mínimas de higiene e dignidade para os animais.
Atuante na defesa do bem-estar animal, Guimarães é autor de um projeto de lei que cria o Fundo Estadual de Apoio às Cuidadoras e Cuidadores de Animais. A proposta destina recursos para dar suporte a quem atua na linha de frente contra crimes como o registrado em Biguaçu. Também defende um cadastro desses profissionais voluntários, para que políticas públicas auxiliem o grupo.
E o problema não é local. A região inteira se mobiliza. No caso de Biguaçu, foi imprescindível a mobilização do vereador de São José Vinicius Ramos, o Vini do Dibea. O parlamentar auxiliou em toda estrutura da operação, que salvou dezenas de cães que estavam em situação degradante.
O parlamentar destacou que continuará acompanhando o caso e lembrou que também atua em Palhoça, onde monitora situações de risco e defende políticas públicas locais para prevenir maus-tratos e fortalecer a proteção animal.