Transexual de PH no concurso Mister Brasil Trans

Leonardo Medeiros vai representar o município no primeiro concurso de beleza transmasculina no país

3712bc103ee2ea01bb1c83ab11671c76.jpeg Foto: ARQUIVO PESSOAL

Por: William Schütz*

Na reta final de junho, pessoas de todo o mundo homenageiam a causa da diversidade de orientações sexuais. O dia 28 de junho é uma data internacionalmente reconhecida no calendário como o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Leonardo Medeiros, morador de Palhoça, anuncia-se como um dos representantes da diversidade de gênero e estética no Mister Brasil Trans: o primeiro concurso de beleza transmasculina no país. 

Leonardo Medeiros conta que, quando viu as inscrições abertas para o concurso, não pensou duas vezes e logo se inscreveu. “Como não teve concurso aqui em Santa Catarina para escolher um mister, acabo representando o estado, e com muito orgulho”, relata Leonardo, ressaltando que essa participação nacional pode ajudar a dar mais visibilidade à comunidade de homens transexuais de Palhoça. 

O concurso nacional será dia 9 de novembro, no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo.


Apoio da família

O representante de Palhoça no concurso nacional nasceu com um nome e um gênero diferente dos que assume agora. Mas tudo mudou em 2018, quando iniciou a transição para o gênero masculino, com o qual sempre se identificou. Assim, passou a se chamar Leonardo. 

Empreendedor no ramo de estamparia e de mídia digital, Leonardo é gaúcho, mas escolheu a Grande Florianópolis como lar há dois anos. Atualmente, ele mora no bairro Aririú. 

Sobre sua percepção de mudanças em relação à comunidade LGBTQIA+ do estado vizinho para cá, Medeiros alega que “aqui é possível ter mais facilidades para participar de eventos da comunidade”. “Lá no Rio Grande do Sul, a transição legal de nome e documentação é mais rápida, pelo que eu percebo”, compara.

Em Palhoça, Leonardo vive com sua filha adolescente, Kylie, e com a namorada, Selma. E as três pessoas desse núcleo familiar estão passando pelo processo de transição de gênero.  

A namorada, Selma Light, destaca-se na comunidade trans da Grande Florianópolis. Ela é mulher trans, que atua como comunicadora, coaching e apresentadora da parada LGBTQIA+ de Florianópolis. 

E é com o apoio da família que Leonardo está preparando os ânimos, com alta expectativa para representar a comunidade local no Mister Brasil Trans 2021, além de enfatizar a importância desse grupo, que “precisa de maior apoio para tratamentos de saúde física e mental”. 

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: ARQUIVO PESSOAL ARQUIVO PESSOAL
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg