Os moradores da Comunidade Frei Damião, na Grande Florianópolis, passaram a receber formação artística gratuita por meio de ateliês promovidos pelo Centro de Formação em Artes e Ofícios, uma ação do Centro Cultural Veras viabilizada pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC).
O projeto foi lançado com o intuito de promover vivências artísticas e culturais que não só contribuam com a formação humana e intelectual dos moradores da Frei Damião, mas que também tenham o potencial de capacitá-los com habilidades que os ajudarão a se posicionar melhor no mercado de trabalho, levando em consideração que a região tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina.
O movimento Artes e Ofícios surgiu na Inglaterra, no final do século 19, com a proposta de que os trabalhadores pudessem ser, também, artistas. O Centro Cultural Veras, portanto, resgata a essência desse movimento, ao se unir com a Associação Laura dos Santos (ALS), o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (Cadi) e o Projeto Dorcas na promoção de práticas artísticas para o desenvolvimento humano e o fortalecimento comunitário.
“Nossa proposta está diretamente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente aqueles voltados à educação, à redução das desigualdades e ao fortalecimento das comunidades. Por meio da arte, da educação e da cultura, buscamos abrir caminhos concretos para que mais pessoas tenham acesso a espaços de criação, aprendizado e autonomia”, afirma Josué Mattos, diretor-geral do Centro Cultural Veras.
A iniciativa teve início em maio, com a ação especial Portas Abertas, ocasião em que moradores da Frei Damião foram até o Córrego Grande, na sede do Centro Cultural Veras, para participar de uma jornada de experimentações e trocas artísticas em ateliês diversos. Agora, até dezembro, artistas-professores com atuação capacitada e reconhecida nas mais diversas linguagens artísticas (como fotografia, pintura, teatro, marcenaria, entre outros) promoverão aulas diretamente das instituições parceiras. Além dos ateliês, um grupo de 80 pessoas receberá bolsas de estudo para custear o período em que estiverem se dedicando ao aprendizado de práticas tão distintas quanto tear, marcenaria, vídeo, cerâmica, bordado e serigrafia.
O projeto Centro de Formação em Artes e Ofícios é patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina (PIC). A realização é do Centro Cultural Veras, com incentivo da Rede Bistek e da Buschle & Lepper; e apoio de Clemar Engenharia, Instituto Pedra Branca, Olsen S.A. e TelTec Solutions.
Serviço:
Centro de Formação em Artes e Ofícios
Período: até dezembro de 2025
Locais:
Centro Cultural Veras - R. Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande, Florianópolis - SC, 88034-700.
Associação Laura dos Santos - R. Pascoal Mazzilli - Brejaru, Palhoça - SC, 88133-600.
Projeto DORCAS: R. do Cabelo - Frei Damião/Brejarú - Palhoça - SC CEP 88.133-652.
Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - CADI - R. Afonso Pena, s/n - Brejaru, Palhoça - SC, 88133-675.
Informações: centroculturalveras.org e @centroculturalveras | @associacaolauradossantos | projetodorcas.org.br e @projetodorcaspalhoca | @cadibrasil e cadi.org.br
26/09/2025
19/09/2025
18/09/2025
18/09/2025