Unisul: 56 anos atuando no desenvolvimento de SC

Universidade, que tem campus na Pedra Branca, comemora aniversário com programação especial

b2017ca7f42a87301aa77b3db09f6ec1.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO/UNISUL

A Unisul comemorou 56 anos de idade nesta quarta-feira (25) e preparou uma programação especial para celebrar a comunhão entre comunidade acadêmica, alunos, egressos e a sociedade em geral, sobretudo em Tubarão, onde a instituição foi criada e é parte fundamental no desenvolvimento da cidade e da região.

A programação conta, entre outras atrações, com o lançamento do Ânima Lab, com a 15ª edição da Jornada Unisul de Iniciação Científica e com uma corrida virtual que doará kits escolares, além de uma homenagem a um importante professor que faleceu em agosto deste ano.

Algumas das palavras-chave que definem o momento vivido pela universidade são inovação e propósito, que mostram o caminho que a instituição tem seguido nos últimos meses. “Celebrar 56 anos significa celebrar sonhos, projetos, qualidade de vida, realizações, transformação e desenvolvimento regional. Significa também olhar para frente com estes mesmos propósitos, mas inovando nas formas de ser e de se conectar com as pessoas e as cidades”, afirmou o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.

Além de ter cursos figurando entre os melhores do Sul do Brasil, a Unisul obteve conceito máximo (5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A universidade possui um portfólio com 123 cursos presenciais de graduação, 26 de graduação do ensino digital, 15 cursos presenciais de pós-graduação e 26 cursos de pós-graduação do ensino digital, além de, no Stricto Sensu, cinco mestrados e quatro doutorados.

A instituição possui uma tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973. Ela ainda se destaca no ranking das melhores universidades de Santa Catarina, com mais de 140 cursos bem estruturados nos campi de Tubarão, Palhoça, Florianópolis, Araranguá, Içara, Braço do Norte e na Unisul Digital.

 

A Unisul em Palhoça

A Unisul está presente em Palhoça há 26 anos, com o campus instalado na Pedra Branca. A universidade iniciou em Tubarão e teve, em seu plano de expansão, a inauguração de um campus na Grande Florianópolis. Palhoça foi a cidade escolhida.

O campus Grande Florianópolis Pedra Branca está sob a direção do professor Zacaria Nassar. Atualmente, possui 27 cursos de graduação, 15 cursos de especialização e 3 cursos de mestrado e doutorado. "A ideia de expandir a universidade para a Grande Florianópolis e de criar novos centros de estudo vem de encontro a sua missão: promover educação em todos os níveis e modalidades, para formar integralmente - e ao longo da vida - cidadãos competentes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, contribuindo para a melhoria da vida em sociedade", avalia o professor Zacaria.

Hoje, a Unisul está consolidada e totalmente inserida na comunidade palhocense. Os alunos da Medicina, por exemplo, têm atuação direta junto aos munícipes, participando das atividades da Policlínica municipal. A universidade também está buscando uma parceria com a Prefeitura para a construção de um hospital universitário no município.

 

Homenagem ao professor Boppré

A Unisul também aproveita o momento de celebração para prestar homenagens ao doutor Reginaldo Boppré, que morreu em agosto aos 65 anos vítima de complicações causadas pela Covid-19. O médico angiologista, natural de Tubarão, era professor de Cirurgia Vascular no curso de Medicina da Unisul. No dia 25, foi feito o descerramento de uma placa que dará nome ao prédio das Clínicas Integradas da Saúde, em Tubarão, e fixação de quadro em homenagem a ele.

Programação de aniversário


* Jornada Unisul de Iniciação Científica

A XV Jornada Unisul de Iniciação Científica (Junic) e o XV Seminário de Pesquisa ocorreram nos dias 24 e 25 de novembro, de forma online. O tema foi: “Covid-19 e seus impactos na sustentabilidade do planeta”. Os eventos tiveram como objetivo dar visibilidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pesquisadores e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa, aos programas de iniciação científica, aos programas de pós-graduação stricto sensu da Unisul, bem como às pesquisas desenvolvidas pela comunidade científica, reconhecidos nacionalmente, visando ao aprimoramento e ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

 

* Lançamento do Ânima Lab

No dia 25, a Unisul também celebrou sua vocação para a inovação e crescimento contínuo. A universidade inaugurou o Ânima Lab Unisul, um espaço de integração curricular, troca de experiências, convivência acadêmica, diálogo e articulação com mercado e setor produtivo, o que inclui oportunidades de trabalho e carreira. O Ânima Lab Unisul vem para criar sinergias e fortalecer o compromisso com a comunidade e com o desenvolvimento regional sustentável. Ele terá início no campus de Tubarão, e depois virá também para Palhoça. Mas pela internet, o primeiro passo já foi dado como lançamento de inscrições para dezenas de novos projetos de extensão voltados para a inovação.

 

* Corrida virtual

A Unisul convida toda a comunidade acadêmica e a comunidade em geral para participar da corrida virtual “1º Desafio dos Mil”,que acontece de 25 de novembro a 13 de dezembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: unisul.br/desafiodosmil. A corrida virtual será gratuita e terá modalidade de participação livre, sendo no mínimo de 1km. Ao superar o desafio de 1.000 km percorridos, 1,000 kits escolares + chip de acesso à internet serão doados. Além de correr pela causa, os 80 atletas que percorrem a maior distância irão ganhar um kit exclusivo da prova. Sendo 30 mulheres e 30 homens, e 10 mulheres acima de 60 anos e 10 homens acima de 60 anos.

 

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg