Por: Willian Schütz
O esporte tem o poder de unir pessoas. Em Palhoça, há exemplos disso. Um deles é a história de amor entre Mariana Espíndola Marciano, de 40 anos, e Toni de Macedo, de 47 anos. O casal se conheceu durante a Pedra Branca Night Run, corrida que virou tradição no município nos últimos anos. De lá para cá, eles transformaram a paixão pelas corridas em um estilo de vida compartilhado. Desde então, acumulam pódios, aventuras e planos que vão muito além das pistas.
“O esporte faz parte do nosso dia a dia em tudo — desde os treinos até os finais de semana, que quase sempre envolvem corrida, trilha ou academia. É algo que nos une e motiva mutuamente a evoluir. Um puxa o outro, e isso torna tudo mais leve e divertido”, revela Toni.
Orgulhoso, ele destaca toda a admiração pela companheira. Moradora da Barra do Aririú, Mariana já soma 47 pódios, sendo 32 em classificação geral.
Recentemente, o casal foi destaque no Floripa Ultra Trail Run – 46km, uma das provas mais desafiadoras do calendário catarinense. Naquela ocasião, Mariana conquistou o segundo lugar na classificação geral do feminino. No mesmo evento, Toni garantiu o segundo lugar na categoria 40/49, representando com orgulho o nome de Palhoça entre atletas de diversas regiões do Brasil e até da Argentina.
Mas o ritmo forte não para. No último fim de semana, eles voltaram a subir ao pódio. Desta vez, a conquista foi no Street Nahassa Run, em Alfredo Wagner. Mariana foi campeã geral entre as mulheres, e Toni ficou em oitavo no geral e em primeiro na categoria. “Estamos conquistando pódios por aí”, comemoram, com a cumplicidade de quem divide não só o amor pelas corridas, mas pela vida.
O encontro que começou com o esporte logo virou parceria sólida e inspiradora. “Foi na corrida que tudo começou, e desde então seguimos juntos, compartilhando muitos quilômetros e conquistas lado a lado”, relembra Toni.
Além das provas já vencidas, o casal de Palhoça se prepara para novos desafios — e também para uma celebração especial. Entre as próximas metas, estão a Ultra Trail Vale das Uvas, em Urussanga; a Jurerê Night Run; e, para coroar essa trajetória, o casamento em uma cachoeira, que promete ser mais um capítulo simbólico dessa união.