Palhoça tem novo time profissional de futebol

Pedra Branca Esporte Clube se prepara para disputar a Série C do Campeonato Catarinense

96caab2f8fd11e5baaf4aabb66c68e71.jpeg Foto: DIVULGAÇÃO

Por: Willian Schütz*

Em julho de 2010, três amigos se uniram para criar uma escolinha de futebol no bairro Pedra Branca. Com o aumento da demanda, o projeto se transformou na Associação Desportiva Cultural Recreativa Pedra Branca, apelidada de Pedra Branca Esporte Clube (PBec). Quase 11 anos depois, o agora chamado PBec Brasil se transforma no segundo time profissional de Palhoça, ao lado do Guarani. Enquanto o Bugre treina para disputar a Série B do Estadual, o PBec já está se preparando para encarar a terceira divisão do Campeonato Catarinense.

A confirmação da equipe palhocense na Série C ocorreu no dia 19 de maio, quando o presidente do clube, Paulo César Matias (Paulinho), visitou a sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Na ocasião, Paulino foi recebido pelo presidente da Federação, Rubens Angelotti. Quem também participou da reunião foi Carlos Fernando Crispim, que é diretor de competições especiais da FCF.

Ainda em clima de comemoração, na sexta-feira (21), PBec Brasil e Guarani mediram forças no Estádio Agicé Nazareno Amorim, no Jardim Eldorado, marcando o histórico primeiro encontro de dois times profissionais de Palhoça. O jogo terminou empatado em 1x1. 

Com estreia no Estadual marcada para setembro, o time profissional do PBec Brasil segue treinando, comandado pelo técnico André Luís Amorim. Já os times sub-17 e sub-20 do projeto estão disputando a Copa Metropolitana e estão no pelotão de frente na tabela de classificação, nas duas categorias.


Das bases para o profissional

Para chegar ao ponto atual, foi preciso muito trabalho e diversas adaptações. No mesmo ano da fundação, o projeto já atendia cerca de 120 crianças. Com isso, criou-se o time de competição. Então, as equipes da escolinha do Pedra Branca Esporte Clube e o time PBec começaram a participar das competições municipais. 

Foi questão de tempo para as jovens equipes conquistassem diversos títulos. Entre eles, destacam-se o tricampeonato municipal sub-16 e a Copa Palhoça de Futebol/SC 2019, nas categorias sub-15 e sub-17.

Logo, com as equipes embaladas, o PBec despontou a participar de competições em outros estados, como Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Nesses anos de trabalho, a iniciativa já passou por cerca de 30 campeonatos.

Além da equipe profissional, atualmente o clube treina jovens de 12 a 17 anos no campo da Aerpi, na Ponte do Imaruim, onde os jogadores participam de treinos físicos e táticos. 

Há, ainda, uma filial do Pedra Branca Esporte Clube localizada na Capital. Os atletas do núcleo de Florianópolis treinam no campo localizado ao final da PC3, na junção com o bairro Jardim Atlântico. 

Nessa dinâmica, o projeto já revelou atletas que partiram para atuar em clubes como Joinville, Guarani, Avaí, Figueirense, Coritiba e São José-RS. 


Em busca de apoio

Além da preparação dos atletas, o PBec Brasil está em busca de apoio de patrocinadores para disputar a Série C. Segundo Paulinho, atualmente, o time se mantém principalmente com o apoio dos pais dos jogadores. “Não temos nenhum ‘patrocinador master’, nenhuma grande empresa que nos ajude a manter esses planos”, afirma, dizendo que os sonhos agora são planos, que precisam ser apoiados. “Por isso, estamos atrás de investidores, patrocinadores”, enfatiza.

Ainda de acordo com o presidente, o time profissional de futebol tem o objetivo dar continuidade ao trabalho social. “Ele é um trabalho de rendimento. E vamos jogar nas competições profissionais literalmente com atletas da nossa base; com atletas em torno dos 21 anos. A ideia é colocar esses jovens atletas na vitrine do futebol nacional”, argumenta o presidente do PBec Brasil.

* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?

Clique no link de acesso!



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg