Via Catarina expõe veículos militares antigos

A mostra é organizada pela Cia Indestrutíveis e segue até o próximo domingo (13)

d1e1f3aa3449f8ce49736eb939de9923.jpg Foto: Flávio Lengruber

Vai até o próximo domingo (13) a 1ª Exposição de Veículos Militares, promovida pelo Shopping ViaCatarina e organizada pela Companhia Indestrutíveis, associação que preserva a memória automotiva militar brasileira. Durante o período, munícipes poderão conferir de perto modelos que marcaram época e fizeram história, todos em perfeito estado de conservação. Cinco viaturas, duas motocicletas e um quadriciclo estão expostos, desde sexta-feira (4) em diferentes áreas do piso L1. 
Um dos destaques é o Jeep Canhoneiro, de 1951, o mais antigo veículo em exposição. De acordo com secretário da Companhia Indestrutíveis, Dagoberto Simon Patricio, o modelo era muito utilizado pela Infantaria do Exército Brasileiro: “Uma arma de ataque com grande mobilidade”, afirma.
Uma das motocicletas, segundo ele, é réplica do modelo utilizado na Segunda Guerra Mundial, fabricada pela Royal Enfield. “Foram importadas apenas 500 unidades para o Brasil”, revela. Já o quadriciclo é utilizado pelas Forças Especiais como veículo de rápido deslocamento e de apoio. “E o mais lindo, a meu ver, é um Jeep JPX, com motor Peugeot/Citroen, de excelente dirigibilidade”, completa o secretário. 

Sobre a Companhia
A Companhia de Preservadores de Viaturas Militares Indestrutíveis, criada em 1999, é uma associação de natureza cultural, sem fins lucrativos, dedicada à preservação da memória da motomecanização militar brasileira. Foi declarada de Utilidade Pública Estadual, através do Consleg nº 021, de 11 de setembro de 2019, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Embora as viaturas dos associados sejam basicamente caracterizadas com o verde-oliva antigamente usado pelo Exército Brasileiro, há incentivo aos associados na restauração de viaturas da Marinha, Força Aérea, Polícia e Bombeiro Militar.
A exposição segue até o próximo domingo (13) no Shopping ViaCatarina.

 

Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg